Doações externas de leite humano ajudam a manter estoque no posto de coleta do HGWA; saiba como doar

18 de maio de 2023 - 15:38 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e foto: Bruno Brandão


Cada litro pode beneficiar até dez recém-nascidos

O leite humano salva vidas. A doação do alimento, conhecido como “padrão ouro” para bebês, principalmente para aqueles em recuperação, é celebrada anualmente neste 19 de maio, Dia Mundial da Doação de Leite Humano. No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), um dos postos de coleta da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as doações ajudam na nutrição dos 24 bebês internados no equipamento, seja na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal ou no berçário. Cada litro de leite doado pode atender até dez recém-nascidos.

Com as recentes campanhas de incentivo à doação, o HGWA conseguiu cadastrar, nos últimos dois meses, seis novas doadoras externas, além das pessoas internas, aquelas que são colaboradoras ou que acompanham os filhos durante a assistência.

A nutricionista Fernanda Fernandes explica que o líquido é de mais fácil digestão, promovendo o crescimento e desenvolvimento saudável. O leite humano também previne diversas doenças a curto, médio e longo prazos.

“A ingestão adequada previne problemas como diarreia, infecções respiratórias, alergias, e diminui, ainda, o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Para os bebês hospitalizados, o alimento literalmente salva vidas, pois cada gotinha dele ajuda na formação e no fortalecimento do sistema imunológico, contribuindo para a recuperação nutricional e clínica dos pequenos”, explica.

Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBBLH), qualquer pessoa que amamenta é uma possível doadora de leite humano – basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na lactação.

“A maior quantidade de leite doado no HGWA vem de voluntárias externas. Sem essas doações, provavelmente, nosso estoque estaria prejudicado”, avalia Fernandes.

A servidora pública Karoenna Casimiro, de 31 anos, tornou-se uma doadora após ter visto uma dessas campanhas. Com o primeiro filho, de apenas quatro meses, ela tem ajudado muitos bebês do hospital. O sentimento é de satisfação por saber que está ajudando os pequenos pacientes. “É uma forma de praticar a gratidão por essa minha fase da vida, que é a maternidade. Gratidão por eu ter condições de alimentar o meu filho e por ele estar saudável em casa”, afirma.

Como doar

Pessoas em fase de amamentação e com excedente de leite podem entrar em contato com o HGWA pelo número (85) 3216-8325. As voluntárias serão orientadas quanto à higiene, à ordenha e ao envio do leite humano para a unidade. A instituição disponibiliza um colaborador para deixar o material de coleta na casa da doadora, pegando-o posteriormente.

O equipamento, sob gestão do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), está situado na Rua Pergentino Maia, 1559, no bairro Messejana, em Fortaleza.