HGWA é selecionado para o Programa de Cuidados Paliativos do Sírio-Libanês por meio do Proadi-SUS

15 de maio de 2023 - 10:44 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e foto: Bruno Brandão


Primeira reunião on-line entre o Hospital Sírio-Libanês, a Direção e a equipe do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cuidado paliativo é a prática em que uma equipe multidisciplinar trabalha para promover qualidade de vida, aliviar sintomas e levar conforto psicológico a familiares de pacientes com doenças crônicas ou em estágio avançado. E com o objetivo de aperfeiçoar essa prática, o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) foi selecionado para o Programa de Cuidados Paliativos, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), conduzido pelo Hospital Sírio-Libanês com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O HGWA, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerenciada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), é o único hospital do Estado participante do projeto nesta edição. Entre as metas, está a capacitação dos profissionais de saúde e a implementação de protocolos voltados aos cuidados paliativos. No decorrer das atividades, executadas em formato híbrido, serão realizadas algumas visitas presenciais da equipe do Sírio-Libanês, além de encontros virtuais. O primeiro encontro presencial está previsto para o dia 23 de maio, quando será realizado um estudo dos atendimentos e do perfil dos usuários. O Programa tem duração de dez meses.

A diretora de Gestão do Cuidado do HGWA, Thaís Lobo Herzer, revela o otimismo com a seleção e a expectativa pela troca de saberes que será explorada com foco e metodologias específicas. “Esperamos que isso venha fortalecer o trabalho da equipe, capacitando os demais profissionais de saúde a identificarem em tempo oportuno e elaborarem planos terapêuticos individualizados, multidisciplinares e compartilhados com o paciente e seus cuidadores”, afirma

Ainda dentro da programação, serão ofertados cursos, com certificação, para colaboradores de todas as áreas que lidam com pacientes desse perfil de atendimento. Atualmente, o Serviço de Cuidados Paliativos do hospital conta com uma equipe de médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

“A iniciativa visa ampliar os conhecimentos e as habilidades sobre esse tipo de cuidado para todos os trabalhadores que prestam atendimento no HGWA, o que trará, certamente, uma importante melhoria na assistência prestada aos pacientes e seus familiares”, pontua a coordenadora médica do setor, Carla Almeida.