Atividades temáticas orientam sobre a higienização das mãos nos hospitais da Sesa

5 de maio de 2023 - 16:22 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Rede Sesa
Texto: Bárbara Danthéias, Joelton Barboza, Márcia Catunda e Wescley Jorge
Fotos: Ascom Rede Sesa

No HGCC, a programação foi iniciada nesta sexta-feira (5), com uma palestra sobre a importância da prática e os efeitos na saúde do paciente

O Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado neste 5 de maio, contou com ações especiais em hospitais da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). As atividades fazem parte da campanha Salve vidas: higienize suas mãos, da Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Dr. César Cals (HGCC), o objetivo é manter um perfil global sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde e proporcionar uma união mundial das pessoas no apoio e na adesão à causa.

A programação segue até 12 de maio, com atividades educativas e a exposição das mãos sob luz fluorescente, após uso de solução alcoólica clorada

Na unidade, a programação foi iniciada nesta sexta-feira (5), com uma palestra acerca da prática e seus efeitos na saúde do paciente. Foi feito um resgate histórico do processo. O diretor-geral do HGCC, Adriano Veras Oliveira, ressaltou que a lavagem das mãos deve ser contínua. “Esse dia precisa ser vivido durante os 365 dias do ano. É uma ação simples. Água, sabão e disciplina. Isso ajuda a reduzir as infecções”, pontuou.

Houve, ainda, a apresentação de um vídeo sobre a higiene das mãos, das ações e resultados do Projeto Paciente Seguro, o lançamento da estação Cinco Momentos da Higiene das Mãos e uma visita guiada. A programação segue até 12 de maio, com atividades educativas para profissionais, pacientes, usuários e acompanhantes sobre higienização correta e a exposição das mãos sob luz fluorescente, após uso de solução alcoólica clorada.

Atividades didáticas

No Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), equipamento da Sesa gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), juntamente com as comissões que cuidam da higienização das mãos, desenvolvem atividades didáticas que ressaltam a necessidade dessa medida.

No Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, a programação consistiu em uma blitz educativa com os colaboradores

A programação consistiu em uma blitz educativa com os colaboradores. “Utilizando de estratégias de aprendizagem, nos próximos dias 09, 10 e 11 de maio, ocorrerá uma simulação realística em uma sala temática. Será um momento fundamental para conhecer, fazer, viver, aprender e se comprometer com o controle das infecções hospitalares”, destaca a enfermeira da SCIH, Vanyelle Feitosa.

A iniciativa reforça que a adequada higienização das mãos é imprescindível para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras). Trata-se de uma prática, comprovadamente, eficiente no que diz respeito à qualidade da assistência e à segurança do paciente.

A coordenadora-geral da Enfermagem do HRVJ, Tâmara Medeiros, lembra que lavar corretamente as mãos é uma atitude simples, mas de grandes impactos positivos. “É de extrema relevância que toda a equipe assistencial a realize no dia a dia da prestação de cuidados aos nossos pacientes”, disse.

Perguntas e respostas

O Hospital São José (HSJ) promoveu, também nesta sexta-feira (5), diversas atividades de conscientização sobre a higiene correta das mãos. Lúdicas e educativas, as dinâmicas incluíram um quiz com perguntas e respostas sobre o tema, além de um teste com solução alcoólica clorada para que os colaboradores observassem, em luz fluorescente, se todas as áreas das mãos foram corretamente higienizadas.

Profissionais do HSJ participaram de dinâmicas e foram orientados sobre todos os passos para a correta higienização das mãos

A infectologista e coordenadora da CCIH do HSJ, Evelyne Girão, lembrou que a medida é comprovadamente eficaz para a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o ato pode reduzir em até 40% a incidência de doenças.

“A higiene das mãos pode ser realizada com preparação alcoólica 70% ou sabonete líquido e água, sendo essencial para reduzir a transmissão de micro-organismos causadores de infecções, incluindo a covid-19. Assim, tanto os profissionais quanto a comunidade, por meio de uma medida tão simples, podem desempenhar um papel fundamental na prevenção de problemas de saúde”, explicou Girão.

A iniciativa foi realizada pela equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HSJ

A auxiliar de Enfermagem do Ambulatório do HSJ, Marisa Pereira, parabenizou a didática da equipe da CCIH. “Às vezes, a gente tem uma aula, aprende por um tempo e depois esquece, mas o jeito que ela [a enfermeira da CCIH, Liliane Lima] soube ensinar, eu garanto que vai ficar muito tempo memorizada na minha cabeça, porque foi nota 10”, afirmou.

Em todos os hospitais, as ações foram desenvolvidas pelos Serviços e Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e pensadas para envolver e conscientizar profissionais, pacientes, acompanhantes e visitantes sobre a higienização correta das mãos, uma atitude que deve ser de todos.

Blitz temática

Nas UPAs, as atividades tiveram o envolvimento dos setores de apoio, além do coordenador assistencial, do Nugesp e da Educação Permanente

Em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Estado promoveram uma blitz com orientações sobre a temática. Na ocasião, os colaboradores foram sensibilizados quanto à importância do hábito, com o envolvimento dos setores de apoio, além do coordenador assistencial, do Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp) e da Educação Permanente.