-
Coordenadora de Comunicação
Helga Rackel
-
Coordenador adjunto de Comunicação
Diego Sombra
-
Jornalistas | Sesa
Ariane Cajazeiras
Diana Vasconcelos
Evelyn Ferreira
Fátima Holanda
Kelly Garcia
-
Designer | Sesa
Leticia Maria
Júlio Lopes
-
Marketing | Sesa
Ágda Sarah Sombra
Rayanne Forte
Thamires Oliveira
-
Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
Filipe Dutra
Eva Sullivan
-
Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC)
Wescley Jorge
Thiago Freitas
-
Hospital de Messejana (HM)
Jéssica Fortes
Priscila Lima
-
Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)
Levi Aguiar
Arthur Sousa
-
Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv)
Isabelle Azevedo
-
Hospital São José (HSJ)
Bárbara Danthéias
-
Hospital de Saúde Mental (HSM)
Milena Fernandes
Brauliana Barbosa
-
Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA)
Bruno Brandão
-
Hospital Regional do Sertão Central (HRSC)
José Avelino Neto
-
Hospital Regional do Cariri (HRC)
Naiara Carneiro
-
Hospital Regional Norte (HRN)
-
Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ)
Joelton Barboza
-
Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA)
Marcela Belchior
-
Hemoce
Emannuel Denizard
Ismael Azevedo
Roberto Pacheco
-
Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)
Daniel Araújo
Elon Nepomuceno
Juliana Marques
Monique Oliveira
Rafael Medeiros
Raiane Ferreira
-
UPAs Fortaleza
Márcia Catunda
-
Casa de Cuidados do Ceará (CCC)
Márcia Catunda
-
Samu 192 Ceará
Fátima Holanda
-
Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH)
Thiago Mendes
-
Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC)
Thiago Andrade
-
Hospital Universitário do Ceará (HUC)
Natássya Cybelly
Para Virgílio Grangeiro, coordenador da Assessoria de Controle Interno e Integridade (Ascit) da Sesa, o objetivo é reativar o projeto que visa fortalecer e direcionar a instituição para o alcance dos seus alvos estratégicos
Com a presença do secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Marconi Lemos, o Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual foi apresentado aos novos gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em reunião na sede da pasta, nessa quarta-feira (3).
De acordo com Virgílio Grangeiro, coordenador da Assessoria de Controle Interno e Integridade (Ascit) da Sesa, o objetivo foi reativar o projeto que visa fortalecer e direcionar a instituição para o alcance dos seus alvos estratégicos, e entregar os resultados esperados pela população, de forma regular, eficiente e transparente.
Em 2021, foi firmado um termo de compromisso com a CGE para implementar o Programa na Saúde do Ceará, uma das primeiras pastas estaduais a aderir e a primeira secretaria de Saúde do Brasil a compor uma iniciativa dessa natureza.
Todas as etapas da implementação já foram concluídas por meio de um monitoramento contínuo e realizado com o auxílio de uma ferramenta informatizada. Segundo Grangeiro, nessa nova gestão, “os próximos passos serão refazer o Comitê de Integridade, juntamente com os novos secretários da Sesa e elaborar um Plano de Ação para sanar as fragilidades apontadas pela CGE, além de executar e monitorar as medidas que constarem nesse planejamento”.
Reunião sobre o Programa de Integridade contou com a presença do secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Marconi Lemos (de azul marinho)
Sobre o Programa
O Programa de Integridade une conceitos como ética, conformidade, controle interno (auditoria, controladoria, correição e ouvidoria), governança, estratégia, dentre outros, tendo como contexto o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa estabelece ações para a promoção da paz, da justiça e do fortalecimento das instituições. Também é inspirado no Programa Integridade nos Estados, da Transparência Internacional no Brasil.
Oficialmente, o Programa de Integridade do Poder Executivo do Estado do Ceará foi instituído pela Lei nº 16.717/2018 e pela portaria CGE nº 74/2020, centrado na integração de mecanismos organizacionais, com foco na gestão de riscos e nos controles internos. Ele é baseado em quatro eixos: Compromisso de Gestão; Instância de Integridade; Gestão de Riscos; e Monitoramento Contínuo.
A implementação do Programa na Sesa é um processo que vem sendo construído desde 2019, com a implantação da gestão de risco e de outras atividades que visam à integridade e à melhoria dos controles internos. “É uma forma de preservar a eficiência e a conformidade ética e jurídica da Secretaria na administração dos recursos públicos, além de ser uma prestação de contas à sociedade com transparência e efetividade, como uma mudança de paradigma no trato da coisa pública”, explica Virgílio Grangeiro.