Rede colaborativa de inovação em Saúde fecha parceria com mais duas instituições
17 de abril de 2023 - 14:16 #Ceará #Escola de Saúde Pública #Idesco #inovação #Rias #saúde
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto: Elon Nepomuceno
Ao todo, dez organizações compõem a Rede de Inovação Aberta em Saúde do Ceará
Mais duas instituições aderiram à Rede de Inovação Aberta em Saúde do Ceará (Rias), iniciativa da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) em parceria com o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco).
Os institutos Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) agora passam a integrar a Rede. O projeto segue um modelo de informação aberta a fim de dar respostas a problemas de saúde da população cearense.
Na Rias, pesquisadores, profissionais da Saúde e setor industrial poderão atuar conjuntamente no desenvolvimento de equipamentos e soluções tecnológicas como invenções, desenhos industriais e marcas.
Segundo a diretora de Inovação, Ciência e Tecnologia da autarquia, Alice Pequeno, a novidade vem fortalecer o ecossistema de inovação em saúde. “Hoje, temos cerca de 24 órgãos em negociação para também participarem da iniciativa”, explica.
Paralelo ao processo de adesão, a primeira reunião com todos os envolvidos está prevista para maio de 2023, quando serão elaborados o regimento interno da Rede e a agenda de atividades.
Instituições parceiras
Além da ESP/CE e do Idesco, outras seis instituições já tinham aderido oficialmente à proposta por meio da publicação de Protocolo de Intenções no Diário Oficial do Estado.
São elas: Serviço Social da Indústria (Sesi/CE); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE); universidades federais do Ceará (UFC) e do Cariri (UFCA); Faculdade Rodolfo Teófilo e o Instituto Primeira Infância (Iprede).