Serviço de acolhimento e informação do HGCC qualifica atendimento no setor ambulatorial

14 de abril de 2023 - 17:39 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto: Wescley Jorge Fotos: Thiago Freitas


Estratégia busca oferecer soluções e encaminhamentos de forma mais rápida e eficaz para a população

A quinta-feira (13) de Diogo Peterson de Sousa Silva, de 27 anos, iniciou no setor ambulatorial do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). O jovem residente em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi ao equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para receber o laudo de um exame realizado pela avó.

A primeira atitude do barbeiro foi falar com a atendente do projeto Posso Ajudar?. “A atendente me explicou tudo direito, foi ótimo. Se a pessoa vier aqui e não tiver ninguém para informar, como é que se descobre alguma coisa? Tem de ter uma pessoa para a função”, avaliou.

Os colaboradores do serviço estão identificados com coletes de cores vibrantes. A estratégia busca oferecer soluções e encaminhamentos de forma mais rápida e eficaz para a população. “É uma maneira de ajudar na segurança do usuário, informar como ele deve chegar em cada ambulatório, acolhendo-o logo na entrada”, afirma a coordenadora do Ambulatório do HGCC, Priscila Dourado.


Projeto “Posso ajudar?” funciona nos setores ambulatorial e hospitalar do HGCC

O serviço também está presente no setor hospitalar. As orientações são passadas a visitantes, acompanhantes e pacientes que vão realizar exames ou cujo destino é o Banco de Leite Humano, a Unidade Avançada de Registro Civil, dentre outros setores.

Humanização

“A gente consegue suprir a necessidade do paciente quando ele tem alguma dúvida. É uma forma de humanização. Nem sempre as pessoas estão familiarizadas sobre onde alguns atendimentos são realizados”, pontua a técnica em Enfermagem Letícia do Prado Ximenes de Sousa.

A equipe também é responsável por fazer uma ronda em todo o ambiente hospitalar a fim de verificar se todos os usuários estão orientados. “Se um paciente, por acaso, não se sentir bem, a atendente pode levar até a sala de cuidados e acionar uma equipe responsável”, diz a enfermeira coordenadora Dyana Madeira.