Banco de Leite do HRN abre primeiro posto de coleta fora de Sobral

12 de abril de 2023 - 11:41 # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e foto: Teresa Fernandes

Além do novo espaço, em Tianguá, Hospital Regional Norte possui um posto vinculado na Santa Casa de Misericórdia de Sobral e mantém o Ambulatório de Aleitamento Materno

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, oficializou, neste mês, o primeiro posto de coleta fora do município, no Hospital e Maternidade Madalena Nunes – Sociedade Beneficente São Camilo, em Tianguá. Referência no Norte cearense, o serviço já possui um posto na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O HRN, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), mantém, ainda, o Ambulatório de Aleitamento Materno. O espaço é aberto para toda a população.

O equipamento orienta quanto às dificuldades do processo de amamentação como a pega correta e o posicionamento da criança na mama. “A pega incorreta pode acarretar problemas para a mãe como o ingurgitamento mamário (popularmente conhecido como leite empedrado) e a mastite (inflamação). Além disso, o próprio bebê pode não conseguir sugar o líquido, interferindo no ganho de peso”, explica a médica pediatra Izabella Tamira.

As crianças nascidas no HRN ou aquelas egressas da internação no hospital têm acompanhamento pediátrico com a realização da puericultura, monitorando o crescimento e a evolução neurológica do bebê.

O Ambulatório também oferece atendimento em Enfermagem, contemplando o público em geral. Para agendamento, é necessário entrar em contato com o BLH (ver Serviço abaixo).

Posto de coleta em Tiangúa

O novo posto de coleta de leite humano em Tianguá objetiva incentivar a ordenha à beira do leito, a amamentação e a doação de leite humano. A unidade é vinculada tecnicamente a um BLH e administrativamente a um serviço de saúde ou ao próprio banco, podendo ser fixa ou móvel, intra ou extra-hospitalar.

De acordo com a coordenadora do BLH do HRN, Renata Karen Oliveira, foram realizados treinamentos com a equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hospital Madalena Nunes para promover a coleta segura.

O leite humano captado no local é processado no HRN – 70% da quantidade retornam para o hospital do município e 30% ficam para o atendimento aos pacientes internados na Utin da unidade estadual. Após pausteurização, o alimento é válido por até 6 meses. “Só vai existir a doação de leite se houver a ordenha. Por isso, é necessário capacitar os profissionais”, avalia Oliveira.

Banco de Leite do HRN
Ambulatório de Aleitamento Materno (agendamento): (88) 3677-9507 / 9411 / 9544
Para doar leite humano: (88) 3677-9467 / (88) 98883-4079 (WhatsApp)