Dietoterapia é aliada na reabilitação de pacientes com AVC atendidos no HRC

31 de março de 2023 - 18:18 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRC
Texto: Petrick Lacerda*
Fotos: Dhennesys Paulino
*Estagiário sob supervisão de Valéria Alves


Para a nutricionista Elisabeth Feitosa, a alimentação é tão importante quanto a administração de medicamentos

O Dia Nacional da Saúde e Nutrição, comemorado em 31 de março, foi instituído para incentivar os brasileiros a cuidar da alimentação. A data faz alusão à criação da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), em 1949. Nesse contexto, nutricionistas e residentes em Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, desenvolvem um projeto com foco nos pacientes acometidos por acidente vascular cerebral (AVC) internados por mais tempo na unidade, necessitando de cuidados especiais.

O objetivo é dar continuidade à assistência após a internação. Nessas situações, após o AVC, em alguns casos, é necessário o uso de sonda nasoenteral para alimentação ou de alteração da consistência da dieta, o que exige acompanhamento.

Com 48 horas de permanência do paciente na Unidade de Cuidados Especiais (UCE), os profissionais envolvidos no projeto iniciam a orientação nutricional com a pessoa internada e o acompanhante. Na ocasião, são repassadas recomendações visando ao período de desospitalização, quando o paciente recebe alta e passa a fazer os cuidados em casa.

Segundo a nutricionista Elisabeth Feitosa, esse período é essencial para o tratamento. A alimentação, ela conta, é tão importante quanto a administração de medicamentos. “A dificuldade para engolir alimentos (disfagia) com determinadas consistências pode gerar desnutrição, devido à redução da ingesta alimentar, culminando na perda de musculatura, entre outras consequências. Então, é tentar ajudar o paciente a voltar para casa com saúde”, disse.

Antes de definir a dieta, os profissionais acompanham as particularidades de cada caso. Após a alta, os usuários do serviço recebem, além da receita de medicamentos, a dieta para dar seguimento à recuperação. A estratégia evita o índice de reinternação hospitalar em decorrência de alguma sequela.