Banhos de sol auxiliam na recuperação de pacientes internados na UTI, explica fisioterapeuta do HRVJ

28 de março de 2023 - 17:25 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto e foto: Joelton Barboza


Prática ajuda na cicatrização de feridas, na redução de pressão arterial e desencadeia, ainda, benefícios adicionais como a melhoria do humor e a diminuição do estresse

Para minimizar os impactos dos casos de alta complexidade recebidos pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, o setor de Fisioterapia busca sempre desenvolver, além da parte técnica, um trabalho assistencial pautado na humanização.

Um exemplo disso são os banhos de sol e os aniversários realizados na unidade. As atividades objetivam proporcionar aos pacientes momentos de alegria e diversão. Os banhos de sol ajudam na cicatrização de feridas, na redução de pressão arterial e desencadeiam, ainda, benefícios adicionais como a melhoria do humor e a diminuição do estresse – quem está internado na UTI, muitas vezes, enfrenta situações de baixo humor, depressão e ansiedade.

A exposição aos raios solares, de forma moderada, também auxilia no ritmo circadiano, qualificando o sono e diminuindo quadros de confusão.

Admissão de pacientes

A UTI Geral do HRVJ recebe diversas pessoas que necessitam de cuidados de alta complexidade. A maior parte são idosos, perfil que apresenta rápida perda da funcionalidade e comprometimento neuromotor, quando submetidos a longos períodos de internação.

Por isso, a equipe de Fisioterapia está de duas a três vezes por dia junto a esses pacientes. O coordenador da área, Israel Kerlon, também lembra da necessidade, em algumas situações, de suporte ventilatório invasivo ou não invasivo.

“O manuseio e a monitorização da ventilação mecânica implicam na necessidade permanente do fisioterapeuta, prevenindo possíveis complicações e tentando diminuir o tempo de permanência no suporte ventilatório, especialmente nos casos de difícil desmame. Esse profissional atua, ainda, na assistência em relação a disfunções respiratórias e neuromusculoesquelética”, destaca Kerlon.