Centro de Infusão do Hias disponibiliza nova medicação para crianças com raquitismo
24 de março de 2023 - 14:54 #Ceará #Centro de Infusão #Hospital Infantil Albert Sabin #raquitismo #saúde
Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e fotos: Ana Lídia Coutinho
Endocrionologista pediátrio na Universidade de Brasília, Luiz Cláudio Castro visitou o Hias para conhecer o trabalho realizado com os pacientes na unidade
O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), agora disponibiliza, por meio do Centro de Infusão, o medicamento Burosumabe para o tratamento de raquitismo hipofosfatêmico ligado ao cromossomo X, doença rara e hereditária caracterizada por níveis baixos de fosfato no sangue. Pacientes com a condição podem desenvolver deformações ósseas e problemas de crescimento. Atualmente, esta é a única substância que trata este tipo de raquitismo.
Na manhã desta sexta-feira (24), o endocrinologista pediátrico e professor do departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), Luiz Cláudio Castro, visitou o Hias para se aprofundar sobre o trabalho realizado com as crianças cearenses na unidade.
“Fico feliz por conhecer o trabalho e as crianças que são acompanhadas aqui. Vi um atendimento de qualidade, com pessoas gabaritadas e humanas, além de uma estrutura com todas as condições. Esta é a melhor medicação no mundo inteiro para o raquitismo hipofosfatêmico ligado ao cromossomo X, um tratamento de alta tecnologia, disponível aqui via rede pública”, afirmou Castro.
De acordo com a endocrinologista do Hias responsável pelo acompanhamento das crianças que recebem o Burosumabe, Carina Barroso, o insumo entrou recentemente no rol dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde. Os documentos estabelecem os critérios para o diagnóstico e os tratamentos de doenças com os produtos apropriados.
“O ‘Albert Sabin’ faz a liberação dessa medicação e, com a visita do especialista, podemos nos relacionar com outros serviços e trocar experiências sobre o novo tratamento. Quem ganha com essa troca entre os profissionais são os pacientes, pontuou a médica.
Centro de Infusão
O Centro de Infusão do Hias garante, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, a administração de medicamentos intravenosos, infusões de nutrição parenteral, transfusões de sangue e tratamentos com imunoglobulina. No local, são realizados tratamentos especializados para crianças com doenças crônicas.
“Por meio do Centro de Infusão, todas as crianças com doenças raras e crônicas podem tomar suas medicações com segurança e conforto. O equipamento tem apoio de médicos, enfermeiros e técnicos exclusivos para estas medicações”, explicou a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares.