Profissionais do HRN capacitam agentes de saúde e cuidadores para atenção a pacientes com dificuldades de engolir

21 de março de 2023 - 17:16 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e foto: Teresa Fernandes


Programação segue até sexta-feira (24)

A broncoaspiração ocorre quando alimentos, líquidos, saliva ou vômito são aspirados pelas vias aéreas. Para evitar complicações e reinternações hospitalares, é necessário estar atento à disfagia, condição que causa dificuldades de deglutição. Por isso, o serviço de Fonoaudiologia do Hospital Regional Norte (HRN) realiza, nesta semana, treinamentos sobre o assunto. As capacitações seguem até sexta-feira (24). O tema da iniciativa deste ano é Juntos para devolver ao paciente disfágico o sabor pela vida: da atenção primária ao ambiente crítico.

LEIA TAMBÉM: Disfagia: palestra no HGWA orienta cuidadores sobre processo de deglutição de pacientes

O público-alvo são agentes comunitários de saúde (ACSs) da região de Sobral e acompanhantes de internados nos setores de enfermaria do HRN: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Unidades de Cuidados Especiais (UCE) e de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O hospital é vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

O treinamento busca fortalecer o conhecimento dos ACSs para o reconhecimento de pacientes com risco de broncoaspiração, além de capacitar os familiares, os cuidadores e os próprios internados sobre as medidas necessárias para prevenir o evento.

Narcisa Amanda Moura Lima e Maria Nayane Aguiar, enfermeiras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobral, participaram do curso. “Foi ótimo. Viemos para multiplicar os conhecimentos para os nossos técnicos”, afirmou Aguiar.

Disfagia

A aspiração dos alimentos pode ter como causa a disfagia e acarretar sérias complicações, se não tratada. “Essa dificuldade de deglutição é um sintoma de várias doenças de base que podem causar problemas respiratórios, desnutrição, desidratação, isolamento social e até levar à morte”, explicou a coordenadora da Fonoaudiologia do HRN, Havenna Portela.

Segundo a profissional, dentre os principais sinais e sintomas estão a mudança na qualidade vocal, o cansaço durante ou logo após a alimentação, além de tosse e engasgos com os alimentos ou com a própria saliva. O paciente também pode passar muito tempo para finalizar as refeições, queixar-se de alimento parado na garganta e apresentar pneumonia ou perda de peso sem motivo.

A disfagia pode acometer de bebês até idosos, mas algumas condições são mais favoráveis para o aparecimento do sintoma, como doenças neurológicas, traumas na região da cabeça ou do pescoço, ou o uso de sondas.

No HRN, o setor de Fonoaudiologia realiza triagens para avaliar quais pacientes têm risco de desenvolver pneumonia aspirativa ou broncoaspiração. Além disso, em parceria com o serviço de Nutrição, os profissionais adequam as consistências alimentares conforme as necessidades de cada pessoa.