Qualidade de vida: projetos de unidades da Rede Sesa ajudam colaboradores a combater o sedentarismo

10 de março de 2023 - 14:28 # # #

Assessoria de Comunicação HGWA, HRN e HRC
Texto: Bruno Brandão, Dhennesys Paulino*, Teresa Fernandes e Valéria Alves
Fotos: Divulgação/HGWA e HRC
*Estagiário sob supervisão

Estratégias buscam evitar que profissionais adoençam

O Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo é lembrado em 10 de março. A condição afeta pessoas com diferentes perfis e pode acarretar graves consequências ao organismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), em levantamento divulgado em 2022, aponta que 500 milhões de pessoas, pela falta de atividades físicas, podem desenvolver problemas cardíacos, obesidade, diabetes, dentre outras doenças, até 2030.

Quem trabalha em unidades hospitalares está acostumado a dar assistência e a proteger a vida e a saúde de outras pessoas, mas, muitas vezes, esquece do autocuidado. Por isso, equipamentos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) mantêm programas de promoção da qualidade de vida de seus colaboradores – seja por meio da alimentação, do estímulo à prática de atividades físicas ou até mesmo pelo acompanhamento médico regular.

No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), o Núcleo de Nutrição, em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), criou o projeto Você tem fome de quê?. Iniciados em 2022, os encontros buscam colocar em prática estratégias para melhorar o comportamento alimentar dos colaboradores.

Uma nova turma está prevista para iniciar no próximo mês de abril. Coordenadora de Nutrição do hospital, Carolina Drummond explica que o objetivo é empoderar os trabalhadores na tomada de decisões conscientes em relação ao consumo de alimentos, auxiliando na prevenção de doenças ou condições como obesidade e desnutrição.

“Estamos gratos pelo HGWA nos dar esse acolhimento. Vai além do aspecto alimentar, alcançando o comportamento e as emoções que envolvem as escolhas no momento da refeição”, avalia Drummond.

Perfil epidemiológico

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, possui o Programa de Qualidade de Vida, com ações permanentes e volantes. A iniciativa visa à promoção da saúde integral dos colaboradores. No planejamento, o perfil epidemiológico dos trabalhadores foi estudado a fim de evitar o adoecimento.

A equipe de médicos do Trabalho definiu como grupo de risco prioritário aqueles acima de 35 anos e os que têm Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 30, caracterizando obesidade grau um. Para estes, é feita uma série de exames a fim de diagnosticar precocemente doenças como diabetes e hipercolesterolemia (colesterol alto).

“Além disso, fazemos dosagem de hormônios da tireóide e PSA [antígeno prostático específico], na tentativa de rastrear o câncer de próstata”, afirma o coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional do HRN, Sérgio Ricardo Lima.

O refeitório do hospital também contempla opções saudáveis de alimentos para colaboradores e acompanhantes. No cardápio, são oferecidas saladas, verduras e frutas, garantindo qualidade e menor volume de calorias. Diariamente, são servidos dois tipos de salada: uma crua e outra cozida, com ingredientes como acelga, alface, cenoura ralada, macaxeira e batata doce. Há, ainda, três tipos de proteínas, sendo uma delas grelhada ou assada, outra cozida e uma terceira como um prato. Todos os temperos são naturais e produzidos pela própria equipe da unidade.

“Medida certa”

O projeto Medida Certa, promovido pelo Sesmt do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, está diretamente ligado ao combate do sedentarismo e aos diferentes graus de obesidade. A proposta é acompanhar, por pelo menos um ano, os colaboradores inscritos por meio de exames laboratoriais e de auxílios médico, nutricional, e fisioterapêutico.

“A ideia é estimulá-los a iniciar ou a manter algum tipo de exercício físico com o qual se identifiquem. Consequentemente, haverá uma melhoria na produtividade, no sono, em exames futuros, na autoestima e na qualidade de vida em geral”, diz a enfermeira do Trabalho Lígia Leal.

O médico do Trabalho Aristófanes Ribeiro ressalta a importância da implementação de um projeto como este em um ambiente hospitalar. “Os profissionais da Saúde ou diretamente ligados à área, na correria do dia a dia, com suas atribulações e a quantidade de tarefas, acabam não cuidando da própria saúde”, argumenta.

As ações iniciaram em janeiro deste ano. Já foram realizadas palestras, aulão de dança, dentre outras atividades.