“Hospital com ruído, saúde em perigo!”: HRSC usa recursos lúdicos e educação em saúde para evitar barulho no período noturno

8 de março de 2023 - 15:19 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRSC
Texto e fotos: José Avelino Neto


Artista de Quixeramobim interpretou o ator Charles Chaplin durante ação

Charles Chaplin visitou, na última semana, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). Não era o ator mudo do cinema dos anos 1900, mas Átila Pereira de Sousa. O artista de teatro de Quixeramobim interpretou o mímico no lançamento da campanha Hospital com ruído, saúde em perigo!. O objetivo é conscientizar usuários do serviço e colaboradores sobre a necessidade do silêncio na unidade no período noturno.

Coordenada pelo Núcleo de Experiência do Paciente (Nexp), a iniciativa busca diminuir o barulho causado por conversas e pelo uso de aparelhos eletrônicos dentro do equipamento, vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) .

De acordo com o diretor administrativo do HRSC e presidente do Nexp, Elisfabio Duarte, a campanha surgiu a partir de pesquisas internas de satisfação e da experiência de pacientes. As informações reuniram relatos sobre o incômodo causado por intervenções sonoras à noite, dificultando o descanso. “Essa situação, inclusive, é recorrente em ambientes hospitalares. Como o Nexp existe para monitorar as questões referentes à melhoria da experiência do usuário, a equipe pensou nessa estratégia”, explicou Duarte.

“O barulho noturno vinha em todas as pesquisas. Então, buscamos dar força ao setor de Enfermagem com engajamento, junto ao Nexp, para garantir uma estrutura maior, conferindo a chance de uma sensibilidade positiva em torno da campanha”, complementou o coordenador de Enfermagem do HRSC e autor da ideia original da iniciativa, Daniel Rodrigues. “Temos a missão de preservar o silêncio para garantir o descanso dos nossos pacientes”.


Campanha surgiu a partir de pesquisas internas de satisfação e da experiência de pacientes

Executada de forma lúdica e silenciosa, a fim de prender a atenção do colaborador e de quem passava pelos setores, a ação levou o ator por diversas unidades do hospital. Na ocasião, o artista mostrou placas com depoimentos colhidos nas pesquisas. Em seguida, as equipes indicaram alternativas para evitar ruídos. Dentre elas, o uso de fones de ouvido, de aparelhos no modo silencioso e de TVs em volume baixo.

A campanha foi planejada por equipe multiprofissional: coordenação de Enfermagem, Ouvidoria, Serviço Social e Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).

Segundo Elisfabio Duarte, a dinâmica é uma aposta do HRSC para avançar na construção de uma cultura positiva na assistência. “Os resultados esperados passam por inserir em nossa agenda e cultura organizacional o cuidado com esse aspecto geralmente esquecido: o de que o silêncio no período noturno é fator importante para a própria recuperação do paciente e sua falta acarreta transtornos que eles sentem e nem sempre mencionam”, disse.