Ambulatório do HSM atende adultos com TDAH

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto e fotos: Milena Fernandes
Arte gráfica: Brauliana Barbosa

Pacientes devem ser encaminhados por postos de saúde ou por médicos de serviços público ou privado

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é classificado como um distúrbio do neurodesenvolvimento, de origem genética, sendo manifestado de forma precoce. Desatenção, inquietação e/ou impulsividade são alguns dos sintomas.

No Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Ambulatório de Transtornos de Atenção e Impulsividade (Atai) assiste pacientes adultos com TDAH. Implantado há três anos, o serviço oferece acompanhamento multidisciplinar em atendimentos individuais, com médicos psiquiatras, e em grupo terapêutico moderado por psicólogo e co-moderado por psiquiatra.

Raul Sousa, de 19 anos, é um dos acolhidos na estrutura. Desde criança, o jovem apresentava sinais de alerta para o transtorno, potencializados quando ingressou na faculdade de Engenharia da Computação. Foi necessário, portanto, buscar ajuda especializada.

“Eu acabei abandonando o curso porque não conseguia me concentrar, sentia muita dificuldade para estudar sozinho sem dispersar, além dos esquecimentos, que foram se intensificando”, disse.

A mãe de Raul, a dona de casa Rociclea Sousa, de 48 anos, o acompanha nas consultas. “No HSM, foi possível confirmar o diagnóstico e, com a medicação e o tratamento, ele já tem apresentado uma melhora significativa. A terapia em grupo também tem sido fundamental nesse processo, e ele já tem planos de voltar para a faculdade”, afirmou.

O psicólogo Wesley Ramos e os psiquiatras Nayana Holanda e Alexandre Sampaio formam a equipe de profissionais do Atai

A psiquiatra Nayana Holanda, uma das profissionais responsáveis pela implantação do Atai no equipamento hospitalar, juntamente com o psiquiatra Alexandre Sampaio, explica que, na fase adulta, alguns sintomas como desatenção, procrastinação, desorganização, dificuldade de manter constância em determinadas atividades e impulsividade podem atrapalhar as relações pessoais e profissionais. Por isso, é importante realizar o tratamento adequado.

O diagnóstico do TDAH é feito por meio de uma anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado. “Caso o transtorno seja identificado, o paciente vai contar com as intervenções da equipe do ambulatório a partir de avaliações individualizadas, ser convidado a participar do grupo terapêutico e, se necessário, receberá a prescrição de medicação específica. Com o uso correto dos medicamentos e a boa adesão às orientações, as chances de um resultado positivo no tratamento são muito elevadas”, destaca Holanda.

De acordo com o psicólogo Wesley Ramos, também coordenador dos ambulatórios do HSM, é comum ouvir relatos sobre a falta de foco, o sentimento de tédio, a procrastinação, o rendimento abaixo do esperado nas atividades. “Pacientes com TDAH, quando iniciam o tratamento, geralmente chegam com essas queixas. Após alguns meses participando dos grupos terapêuticos e com atendimentos psiquiátricos, apresentam melhoras expressivas na qualidade vida, conseguindo, dessa forma, realizar tarefas antes feitas com dificuldade”, analisa.

Acesso ao Atai

Com o intuito de democratizar e facilitar ainda mais o acesso a serviços em saúde mental, as vagas para consultas de triagem para o Atai estão disponíveis no sistema de regulação presente em todos os postos de saúde. O paciente adulto com diagnóstico ou suspeita de TDAH deve procurar uma unidade básica para ser encaminhado.

Também é possível comparecer pessoalmente ao HSM com encaminhamento médico (de serviços público ou privado), em horário comercial. A orientação é procurar a recepção dos ambulatórios, onde poderá ser agendada a consulta de triagem para o ambulatório.

No HSM, a previsão é de que o acompanhamento dure cerca de um ano, período em que é realizado o diagnóstico e ajustado o tratamento até o controle dos sintomas. Com o quadro estabilizado, o paciente é direcionado para seus serviços de origem, como Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) e unidades básicas de saúde (UBSs).

Serviço

Ambulatório de Transtornos de Atenção e Impulsividade (Arai) – para adultos (maiores de 18 anos)
Onde: Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto – Rua Vicente Nobre de Macedo, s/n, Messejana.
Mais informações: (85) 3101-4348 / 3101- 4336 / 3101-4329