Nota: Emergência do HGF nunca esteve fechada
1 de março de 2023 - 11:46
Assessoria de Comunicação da Sesa
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que o serviço de emergência do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) funciona na modalidade porta aberta, ou seja, não nega atendimento a pacientes do perfil da unidade. Na noite dessa terça-feira (28), sem deixar de atender qualquer cidadão precisando de assistência de urgência e com objetivo de diminuir a quantidade de pessoas fora do perfil da emergência, a direção do HGF qualificou a triagem dos pacientes.
O equipamento prestou assistência a 6.391 pessoas em sua emergência somente neste ano. Em janeiro de 2023, foi registrado um aumento de 23% nos acolhimentos em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ressalta-se que 60% não têm o perfil do HGF e deveriam ter procurado atendimento em outras unidades de saúde, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais municipais. Cerca de 70% dos admitidos na emergência do HGF são moradores de Fortaleza.
Somente na terça-feira (28), foram admitidos 92 usuários na emergência. A unidade está realizando 200 cirurgias a mais por mês, garantindo que mais cearenses consigam ter acesso à saúde de forma integrada. Nos últimos dez dias, 12 transplantes (renais e de fígado) foram realizados no complexo.
O HGF é o maior hospital da rede pública do Estado do Ceará e um centro de referência para o Norte e o Nordeste em assistência de alta complexidade. São 33 especialidades médicas e 64 subespecialidades. Dentre os serviços que se destacam, estão Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia, Cirurgia Vascular, Oftalmologia, Reumatologia, Nefrologia, Ortopedia e Obstetrícia de alto risco.
Hospital da Uece
O Hospital Universitário da Universidade Estadual do Ceará (Uece), previsto para ser inaugurado no segundo semestre deste ano, terá 640 leitos de urgência e emergência pediátrica, obstetrícia e adulto. O serviço de Oncologia na unidade será referência no Estado, uma das prioridades do governador Elmano de Freitas.