“Caminhada de Segurança do Paciente”: profissionais das UPAs participam de treinamento

25 de janeiro de 2023 - 10:21 # # # #

Assessoria de Comunicação das UPAs 24h
Texto e foto: Márcia Catunda


Profissionais realizaram atividades práticas e testes de conhecimentos sobre a aplicabilidade de protocolos em estudos de casos

Gestores e outros colaboradores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) administradas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participaram, nessa terça-feira (24), do treinamento Caminhada de Segurança do Paciente. A iniciativa objetiva capacitar equipes de gestão e assistentes administrativos para aplicação de checklists e preenchimento de planilhas de gerenciamento.

Dentre os pontos avaliados na lista de checagem, estão: comunicação efetiva, segurança da cadeia medicamentosa, higienização das mãos, prevenção de lesões por pressão e prevenção de queda. Na ocasião, também foi abordado o manejo de protocolos clínicos.

Os gestores foram divididos em grupos. Cada equipe vivenciou atividades práticas e testes de conhecimentos sobre a aplicabilidade dos protocolos em estudos de casos comuns na rotina de atendimento nas unidades.


Observação dos elementos de identificação do paciente e de prontuários de registros é fundamental para a segurança da assistência

“Foi uma ótima oportunidade para tirar dúvidas dos profissionais e reforçar a importância da observação dos elementos de identificação do paciente e de prontuários de registros. A mobilização da equipe é fundamental para a eficácia do trabalho”, afirma Elis Albuquerque, analista de Qualidade e Segurança da Gestão UPAs.

Caminhada de Segurança do Paciente

A estratégia já foi iniciada em algumas unidades. A partir de fevereiro deste ano, outras UPAs devem adotar o modelo. Avanços já foram percebidos após a implementação da Caminhada de Segurança, como a identificação de dietas orais e a instalação de novas placas no leito.

Os profissionais receberam, ainda, treinamento da equipe multiprofissional sobre o Protocolo de Prevenção de Quedas. Materiais educativos também foram preparados para orientar acompanhantes de pacientes.

Integram a rede estadual as UPAs Autran Nunes, Canindezinho, Conjunto Ceará, José Walter, Messejana e Praia do Futuro.