Ceará completa dois anos de vacinação contra covid-19; mais de 24 milhões de doses já foram aplicadas

20 de janeiro de 2023 - 10:21 # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: Larissa Falcão
Fotos: José Wagner e Arquivo


A técnica em Enfermagem Maria Silvana Souza dos Reis foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19 no Ceará, em 18 de janeiro de 2021

“Foi uma surpresa para mim, uma experiência muito boa, porque eu não esperava ser a primeira a receber a vacina. Muitas pessoas foram protegidas pela vacina”. É com alegria que a técnica em Enfermagem Maria Silvana Souza dos Reis, de 54 anos, relembra o momento em que se tornou a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19 no Ceará, em 18 de janeiro de 2021. Dois anos depois, mais de 24 milhões de doses de imunobiológicos foram aplicadas. 

Silvana atua no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) desde o início da pandemia, quando a unidade hospitalar foi solicitada e reestruturada pelo Governo do Ceará para atender os casos mais graves da doença. O Helv tornou-se referência em atendimento e, hoje, integra a rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) de forma permanente.

O equipamento alcançou, no período de outubro de 2020 a dezembro de 2022, a marca de 13 mil procedimentos cirúrgicos realizados nas áreas de Otorrinolaringologia, Urologia, Ortopedia, Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Além disso, foram feitas mais de 29 mil consultas ambulatoriais. Cerca de 1.100 profissionais de diferentes áreas atuam no Helv, compondo equipes multidisciplinares capacitadas para a assistência à população cearense.

O atual cenário epidemiológico da covid-19 no Ceará mostra controle, segundo o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. O grupo se reuniu nessa quinta-feira (19). O Estado registra baixo número de casos e óbitos, sinalizando o fim do quinto ciclo da doença.


Governador Elmano de Freitas reunido, na manhã dessa quinta-feira (19), com membros do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia

Após a reunião, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou, em publicação nas redes sociais, que o uso de máscaras deixa de ser recomendado para locais fechados com aglomeração e nos transportes coletivos. “A recomendação continua apenas para idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e, principalmente, todas aquelas que estejam com sintomas gripais. O uso continua a ser obrigatório nas unidades de saúde”, escreveu o gestor. As medidas começarão a vigorar a partir da publicação do novo decreto.

Apesar de ser um momento de mais tranquilidade no que diz respeito à pandemia, os cuidados individuais devem ser mantidos, principalmente por causa do início do período chuvoso. É o que observa a infectologista e diretora clínica do Hospital São José (HSJ), Christianne Takeda. “Nos meses de dezembro a abril, enquanto perduram as chuvas no Ceará, vemos o aumento das infecções respiratórias virais, acometendo principalmente crianças e pessoas de idade avançada. Assim como acontece para a covid, que ainda circula na comunidade, a máscara, cobrindo a boca e nariz, a higienização das mãos, o distanciamento social, bem como as vacinas contra a gripe e a covid fazem diferença”, explica.


A infectologista Christianne Takeda reforça a importância das vacinas contra a covid e a gripe

As vacinas, seja para covid ou influenza (gripe), segundo a infectologista, diminuem as chances de agravamento. “É importante que as pessoas busquem os postos de vacinação. Quem ainda não completou o esquema vacinal para a covid, complete. Isso evita que, caso pegue a doença, evolua para os sintomas graves. Para quem está com sintomas semelhantes aos de doenças virais, é interessante, principalmente pessoa a partir de 60 anos, buscar a atenção médica, porque temos medicação no SUS [Sistema Único de Saúde]. Além disso, temos anualmente a campanha de vacinação contra a gripe”, reforça.

Saiba diferenciar os sintomas

A síndrome gripal (SG) é o diagnóstico dado por profissionais de saúde ao avaliar uma pessoa com pelo menos dois destes sintomas: febre repentina, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e ausência e/ou dificuldade em perceber cheiro/sabor.

Em crianças e idosos, a SG pode causar, ainda, outras manifestações. Nos pequenos, pode ocorrer também obstrução nasal. Nos mais velhos, devem ser considerados fatores como perda repentina de memória, confusão mental, sono em excesso, irritabilidade e falta de apetite.

Já os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), por sua vez, são classificados quando, além dos sintomas de SG, as pessoas apresentam dificuldades e desconforto para respirar ou apresentam uma respiração rápida e curta; dor persistente no peito; saturação de oxigênio abaixo de 95% (quantidade de oxigênio que está circulando no sangue) e coloração azulada nos lábios ou no rosto.