Com novos leitos obstétricos, HRN deve ampliar em 20% atendimento a gestantes de alto risco

29 de dezembro de 2022 - 10:07 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e foto: Teresa Fernandes


Mais 12 leitos foram abertos na estrutura; agora são 45 acomodações disponíveis 

A Obstetrícia do Hospital Regional Norte (HRN) tem mais 12 novos leitos de alojamento para internação de grávidas e puérperas. Com o aumento, o equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) soma 45 leitos obstétricos. O número de assistências deve crescer em 20%. A média atual é de 250 internações por mês.

“Trabalhamos com a metodologia Lean para dar maior rotatividade a esses leitos, possibilitando uma alta segura às mães e aos bebês. Junto ao serviço de Neonatologia, vamos ampliar essa capacidade instalada e atender à demanda da Rede Sesa”, explica a coordenadora de Enfermagem da Obstetrícia, Larissa Cunha.

Além de pessoas oriundas da Central de Regulação do Estado, o HRN recebe pacientes vinculadas à Policlínica de Sobral. Gestantes de alto risco acompanhadas pelo Centro de Especialidades Médicas de Sobral (CEM) também são acolhidas na unidade administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). “A vinculação é uma forma de organizar o atendimento, disponibilizando leitos de alto risco para a população que mais necessita”, diz Cunha.

Paciente de Massapê, município distante cerca de 20 km de Sobral, a balconista de farmácia Ana Jéssica Cavalcante Rocha, de 31 anos, foi diagnosticada com hipertensão gestacional. Ela foi encaminhada de outro hospital para o HRN no último 11 de dezembro. Dois dias depois, Antonio Davi nasceu com 3,6 kg. “Meu presente de Natal”, afirma. “Estou gostando do acolhimento. Todos atendem muito bem eu e meu filho”, avalia a assistência.