HGWA completa 20 anos sendo reconhecido nacionalmente pela qualidade na saúde

26 de dezembro de 2022 - 16:47 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto: Bruno Brandão
Fotos: Arquivo


Com 20 anos de funcionamento, o HGWA coleciona mais de 100 mil internações, 60 mil procedimentos cirúrgicos e 200 mil atendimentos ambulatoriais

20 anos, nascia o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), na Rua Pergentino Maia, no bairro Messejana. Exatamente no dia 26 de dezembro de 2002, a unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), de nível secundário, abria as portas já administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). De lá pra cá, já foram mais de 100 mil internações, passando de 60 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 200 mil atendimentos ambulatoriais.

Atualmente com 323 leitos operacionais, o HGWA oferece os serviços primários: Clínica Médica, Pediátrica, UTI Adulto, Cetip, UCE Adulto e Pediatria, Serviço de Atendimento Domiciliar, Bloco Cirúrgico e Ambulatório. O apoio à assistência é composto pela Agência Transfusional, Núcleo de Atendimento ao Cliente, Laboratório de Análises Clínicas, Central de Material, Núcleo de Assistência Farmacêutica, Engenharia Clínica e Manutenção, Núcleo de Nutrição e Dietética, Fisioterapia, Serviço de Imagem, Fonoaudiologia, Serviço Social, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Psicologia. A instituição também recebe residentes médicos, sendo utilizado como hospital-escola.


Finalização das obras da fachada do hospital em meados de 2002

O médico e diretor-geral Denys Briand reforça o pertencimento que cada colaborador sente e o retorno que é dado pelos pacientes que já passaram pela unidade. O gestor, que acompanha o HGWA desde a fundação, recorda bem todos os avanços e transformações.

São 20 anos de uma história muito bonita. De um hospital que veio para mudar e ser referência em um novo padrão de gestão. Tenho o privilégio de participar desde o começo dessa obra e desse crescimento, e vi desde sempre a preocupação em tratar bem, em se trabalhar com qualidade e segurança. Logo no início, começamos com as acreditações, que é uma forma de aferir como andam os processos a um critério nacional”, afirma.

Inauguração do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), na Rua Pergentino Maia, no bairro Messejana

Briand salienta ainda a preocupação da unidade em servir bem, seguindo a visão de ser reconhecida nacionalmente em assistência hospitalar e domiciliar, em ensino e pesquisa de forma sustentável, inovadora e transparente, e fortalecendo a Rede Sesa. “Observamos sempre a repercussão da nossa população atendida, um retorno extremamente positivo, de pacientes tratados com eficiência, respeito e qualidade. E também alguns pacientes com os quais ficou alguma pendência. As sugestões e reclamações também são sempre acolhidas no sentido de poder melhorar e não se repetir”, pontua.


O HGW tem como visão ser reconhecido nacionalmente em assistência hospitalar e domiciliar, em ensino e pesquisa de forma sustentável, inovadora e transparente

Silvana Lúcia dos Anjos, técnica de Enfermagem da UTI Neonatal, completou 20 anos de casa no dia 22 de dezembro. Ela conta que o sentimento é de gratidão e se orgulha em ter ajudado a salvar tantas vidas. “Eu sempre procurei fazer um bom trabalho. É muito satisfatório completar esse tempo de serviço em um só lugar. Isso para mim representa uma vida. É a mesma idade do meu filho, foi daqui que tirei todo o sustento da minha família, tem o envolvimento profissional e pessoal, que anda lado a lado. Saber que ajudei na alta de tantos bebês que passaram por aqui é um sentimento indescritível”, declara a colaboradora.

A diretora de Processos Assistenciais, Thaís Herzer Lôbo, faz uma reflexão sobre a data, pontuando as principais conquistas. “O HGWA foi gradualmente ampliado em número de leitos e serviços prestados à população, ao mesmo tempo em que primou pela excelência no cuidado, responsabilidade social, sustentabilidade e satisfação dos usuários“, destaca.

Premiações e reconhecimento

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) possui acreditação Nível 3 – com Excelência. A avaliação é feita pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O equipamento faz parte da lista dos 35 hospitais públicos brasileiros com o título máximo. Em Fortaleza, é o único com esta certificação. Promover e fortalecer padrões de qualidade e segurança na assistência em saúde são alguns dos requisitos fundamentais para alcançar a marca.


Momento histórico para o HGWA, quando a unidade recebeu a placa de acreditação pela ONA

Em novembro deste ano, o HGWA foi eleito o segundo melhor hospital público do Brasil. A premiação, que ocorreu em Brasília e ranqueou as 40 unidades públicas de excelência do País, foi realizada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Instituto Ética Saúde (IES).

Humanização

Com a proposta de intensificar o atendimento humanizado, a unidade possui um Grupo de Trabalho da Humanização (GTH), atuante há mais de seis anos e pautado pela Política Nacional de Humanização (PNH). O objetivo é acolher usuários, profissionais e gestores no âmbito da assistência em saúde. Já foram realizadas diversas ações, como a adesão de voluntários para a produção de oficinas de artesanato, campanhas de doação de sangue, entre outras.


Celebração dos 15 anos do HGWA, quando colaboradores se reuniram na frente da unidade

A diretora de Gestão e Atendimento e coordenadora do GTH, Carla Fonteles, vê a atuação do grupo como uma voz ativa que pode auxiliar projetos para fortalecer a humanização no ambiente de trabalho e na jornada de experiência dos pacientes. “São muitas ações que contribuem para o clima de acolhimento. Temos o programa da Psicologia, que atende os colaboradores com adoecimento psíquico e ajudou muito nas duas ondas que passamos da pandemia de covid-19; o encontro semanal com os acompanhantes sobre os seus direitos e deveres, entre outros exemplos”, cita.

O HGWA também é um dos bancos de coleta de cabelos doados em parceria com a ONG “Um pedacinho de amor não dói”. Diversas atividades já foram realizadas para promover o envio voluntário de doações, como o corte das mechas.

Quem foi Waldemar Alcântara?

José Waldemar de Alcântara e Silva, mais conhecido como Waldemar Alcântara, nasceu em São Gonçalo do Amarante, em 1912, e faleceu em Fortaleza, nos anos 1990. Foi um médico, professor e político brasileiro. Foi governador do Ceará, estado que também representou no Congresso Nacional, e secretário da Saúde. Ocupou também o cargo de secretário de Educação e Saúde no Governo Raul Barbosa.

Pai de Lúcio Alcântara e avô de Léo Alcântara, ambos políticos, inaugurou o Sanatório de Maracanaú, em junho de 1952, e construiu o Instituto do Câncer do Ceará, além de vários hospitais regionais e de pequeno e médio portes.