Sessão de fotos “Meu Primeiro Natal” emociona mães de bebês internados no HGWA

21 de dezembro de 2022 - 09:42 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto: Bruno Brandão
Fotos: Sândalo Costa


Para o ensaio, foram disponibilizados gorros, “meia de Papai Noel” e árvore natalina

Os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, ganharam uma sessão de fotos com a temática Meu Primeiro Natal. A unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), mantém 24 bebês.

Para as mamães, registrar a data em um ambiente hospitalar, a primeira dos pequenos, é uma forma de acalento. Para o ensaio, foram disponibilizados gorros, “meia de Papai Noel” e árvore natalina.

Andressa Silva, de Aratuba, na região do Maciço de Baturité, é mãe de José Henry. O menino completará um mês de vida na próxima terça-feira (27). Para a agricultora, levar a imagem do filho para a família, que ainda não pôde conhecê-lo, é uma forma de união. “Eu fiquei muito feliz e emocionada. Graças a Deus ele está bem. Vamos passar o Natal aqui, mas pretendo levá-lo bem para casa. Enquanto isso, vou compartilhar as fotos, postar e mostrar o meu milagre, meu guerreirinho”, disse.

Também agricultora, Gisele Maria deu à luz a pequena Ana Lívia, de apenas dois meses. Esse é o primeiro registro oficial da mãe com a filha nos braços. “É muito gratificante vê-la bem, conseguindo fazer essas fotos. Provavelmente passaremos o Natal aqui, mas, em casa ou aqui, o importante é que ela esteja saudável”, afirmou.

A psicóloga Renata Viana acompanha as mães da UTI Neo e explica que esse momento representa a primeira imagem do bebê para muitos familiares. “Essas mães sempre tiveram o sonho de ter seus filhos e, infelizmente, precisaram estar em um contexto hospitalar. É um momento de trabalhar essas frustrações, de estar junto dos bebês em uma data especial, porém longe da família. Além disso, é uma oportunidade de guardar recordações, demonstrar o carinho e o amor”.

Voluntariado

É a segunda vez que o fotógrafo Sândalo Costa se voluntaria para fazer os registros. “É o primeiro Natal dessas crianças que estão internadas em uma UTI, e é muito importante guardar essa lembrança. Nós vemos o carinho dos profissionais da unidade que se esforçam e ficam envolvidos em todo o cuidado para proporcionar essa alegria”, destacou.