Workshop reúne profissionais da Saúde e sociedade civil para debater sobre transplantes e doação de órgãos e tecidos

8 de dezembro de 2022 - 14:19 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo/Divulgação
Fotos: Raiane Ferreira


“Vamos trabalhar no acolhimento das sugestões trazidas por esses profissionais a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados na área”, afirmou a coordenadora da Cetra, Eliana Régia

Mais do que uma ação de saúde, o processo de doação de órgãos e tecidos e de transplante é um gesto de solidariedade, empatia e amor à vida. Foi refletindo sobre a união desses valores que a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Central de Regulação de Transplantes (Cetra), realizou, nessa quarta-feira (7), o VII Workshop de Coordenador Educacional de Transplantes.

O evento ocorreu na Faculdade Rodolfo Teófilo, no bairro Farias Brito, em Fortaleza, e foi realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Sesa.

Estiveram presentes representantes de associações de pacientes transplantados, residentes multiprofissionais em Transplantes, membros de ligas acadêmicas, integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e profissionais da área da Saúde.

Durante o encontro, os participantes trocaram experiências sobre as especificidades da doação e do transplante; o trabalho das instituições de saúde cearenses no fortalecimento desses processos no Estado, além dos caminhos para a efetivação da Política Estadual de Educação Permanente em Transplantes do Ceará.

“Vamos trabalhar no acolhimento das sugestões trazidas por esses profissionais a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados na área”, afirmou a coordenadora da Cetra, Eliana Régia.

A articuladora da Educação Permanente em Transplantes da Cetra, Rosângela Gaspar Cavalcante, explica que, além de compartilhar informações sobre os processos de doação e de transplante e discutir ações baseadas na Política Estadual de Doação e Transplante do Ceará, “o curso quer proporcionar uma troca de vivências junto à sociedade civil relacionadas à prática da doação de órgãos e tecidos para a realização de transplantes”.

Vidas transformadas

As artesãs Lucineide do Nascimento (à direita) e Helena Faustino (à esquerda), ambas de 55 anos, tiveram suas vidas transformadas por meio da solidariedade. Lucineide conta que deu um passo definitivo na luta contra a insuficiência renal após receber um rim da irmã, há 27 anos. “Hoje tenho uma nova vida. Estar transplantado é renascer, significa ter liberdade. Para mim, foi um sonho transformado em realidade”, diz.

Já Helena Faustino afirma que a qualidade de vida melhorou consideravelmente após o transplante de um rim realizado em 2005, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Rede Sesa. Ao descobrir que precisaria do procedimento, em 1997, ela lembra do sentimento de alívio por ter a oportunidade de restabelecer a saúde. “O transplante foi a retomada da minha liberdade de poder viver a partir de um ato de amor que transforma realmente a vida da gente”.

O workshop

O VII Workshop de Coordenador Educacional de Transplantes compõe as ações do Projeto de Educação Permanente em Transplantes da autarquia. De acordo com Naara Lima, a iniciativa ocorre desde 2018 por meio de parceria entre a Cetra e a Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da ESP/CE. Mais de 40 cursos já foram oferecidos e cerca de 1.300 profissionais de saúde cearenses, capacitados.