Serviço de cirurgia bariátrica do HMJMA alcança a marca de 150 procedimentos

8 de dezembro de 2022 - 17:01 # # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto e foto: Diana Vasconcelos


Evento celebrou a conquista nesta quinta-feira (8), no auditório da unidade

O serviço de cirurgia bariátrica do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, nesta quinta-feira (8), evento para celebrar o procedimento de número 150. Na ocasião, uma aula foi ministrada pelo cirurgião Eudes Paiva Godoi, diretor médico do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“Não consigo imaginar uma forma melhor de comemorar a conquista do que compartilhando conhecimento”, destacou a diretora-geral do HMJMA, Silvana Furtado Sátiro.

Além do corpo diretivo da unidade, estiveram presentes colaboradores, incluindo a equipe do serviço de cirurgia bariátrica, e o titular da Sesa, Carlos Hilton Albuquerque Soares.

Bariátrica no HMJMA

O serviço foi iniciado em 2018. A equipe multidisciplinar do programa possui cirurgiões, clínicos-gerais, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos – especialidades necessárias para acompanhar o paciente antes, durante e após a intervenção. “O serviço é muito bem fundamentado, fator importante para o sucesso dos procedimentos”, avaliou o cirurgião e coordenador da equipe, Antônio Gláucio de Sousa Nobrega.

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado é o do índice de massa corporal (IMC) – que deve ser acima de 30.

Para a classificação de médio risco, o HMJMA considera a presença de comorbidades somadas ao IMC de 35 a 45. Se o paciente estiver fora desses padrões, não é indicado como perfil da unidade de média complexidade.

A técnica em Enfermagem Isabel Cristina Noronha, 39 anos, por exemplo, teve de perder 21 kgs dos 125 kgs para dar entrada no equipamento. “As pessoas me chamavam de gorda. Eu não era aceita”, emociona-se.

O quadro de obesidade de Isabel foi agravado após o divórcio, quando a ansiedade abriu caminho para os quilos a mais. Foram dez anos convivendo com o sobrepeso. “Agora, é vida nova, recomeço. Só de saber disso, já me sinto melhor”, disse ela, após fazer cirurgia de redução do estômago na última terça-feira (6).

A paciente terá um longo acompanhamento ambulatorial pela frente. Segundo o cirurgião Antônio Gláucio, o procedimento não cura a doença, considerada crônica. “A técnica ajuda a baixar o peso. Não temos como programar a quantidade ou o tempo dessa perda. Tudo isso é uma construção do paciente junto ao acompanhamento de rotina”, explicou.

Homenagens

A marca de 150 cirurgias bariátricas realizadas no HMJMA foi uma oportunidade, ainda, para homenagear profissionais de saúde, dentre eles o secretário Carlos Hilton Soares, a diretora Silvana Furtado Sátiro e o cirurgião Eudes Paiva Godoi.


Profissionais de saúde foram homenageados na ocasião, dentre eles o secretário Carlos Hilton Soares 

Os médicos Jaime Ferreira Sales Filho e Francisco Heine Ferreira Machado também foram agraciados. “Ninguém faz nada sozinho. A cirurgia contra a obesidade do HMJMA é o sucesso que é por causa da equipe”, pontuou o coordenador do serviço de cirurgia do HMJMA, Paulo Marcos Lopes.