HGF realiza XIII Encontro de Famílias Doadores de Órgãos e Tecidos

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Felipe Martins
Arte gráfica: Herbert Nunes

Em um momento de grande fragilidade da família, a decisão pela doação de órgãos de um ente querido é um gesto de solidariedade. Como forma de gratidão, o Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, na próxima sexta-feira (9), a 13ª edição do Encontro de Famílias Doadores de Órgãos e Tecidos. O evento, que ocorre anualmente na unidade gerida pela Fundação Regional de Saúde do Estado (Funsaúde), reúne familiares de doadores e receptores de órgãos e tecidos.

“É uma homenagem que fazemos às famílias doadoras”, ressalta a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HGF, Márcia Vitorino. “Sabemos o quanto é difícil o momento pelo qual eles passaram e ainda estão passando, e nosso objetivo é oferecer uma palavra de conforto”, completa.

A programação conta com a palestra Doação de órgãos, adoção de vidas, ministrada pela psicóloga da equipe de Transplante Hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Rafaela Nóbrega, e com apresentações musicais do corneteiro Tenente Almeida, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará; e do violoncelista Rodinelly Bezerra.

Ao fim do evento, o palco será aberto para depoimentos das famílias de doadores e receptores que se sentirem à vontade em compartilhar seus sentimentos. Também serão distribuídos bilhetes para aqueles que preferirem não subir ao palco. Todos serão lidos pelo cerimonial.

Convite para as famílias

As famílias são convidadas para o evento de acordo com a data de óbito do parente, sendo considerado o período de agosto do ano anterior a agosto do ano vigente. “Mantemos essa distância de três meses porque elas ainda estão muito sensíveis devido à perda. Este ano, convidamos a família de meses anteriores porque não pudemos realizar essa iniciativa no ano passado, por causa da covid-19”, explica Vitorino.

Também são convidadas famílias de doadores que faleceram em outros hospitais cujos órgãos foram transplantados na unidade. Depois do HGF, a maior parte das doações de múltiplos órgãos e tecidos recebidas são do Instituto Doutor José Frota (IJF), da Prefeitura de Fortaleza; e do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da Rede Sesa.

Confira a programação completa