VI Encontro Estadual de Vigilância em Saúde reúne experiências de todo o Ceará

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Raiane Ferreira

Evento segue até quinta-feira (8) na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza

Em seu primeiro dia de atividades, o VI Encontro Estadual de Vigilância em Saúde do Ceará colocou no centro das suas discussões o trabalho e a experiência de profissionais da área no território cearense. O evento, realizado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig), segue até a próxima quinta-feira (8) na sede da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), no bairro Meireles, em Fortaleza.

O encontro reúne profissionais da rede pública atuantes nas Superintendências Regionais de Saúde, nas Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs), no Nível Central da Sesa, além de egressos do Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo (EpiSUS) Fundamental Ceará.

Na ocasião, o titular da Sesa, Carlos Hilton Albuquerque Soares, discutiu sobre a centralidade da participação da sociedade junto ao trabalho executado pelos profissionais da Vigilância. O secretário lembrou o enfrentamento à pandemia da covid-19 como um dos maiores exemplos recentes do trabalho na área. “Precisamos executar todas as estratégias de estabilização. O cenário está posto para que possamos realmente nos adequar e aprender a viver com a questão do autocuidado e da educação em saúde”, ressaltou.

Reforçando o caráter expositivo do evento, a secretária executiva da Sevig, Sarah Mendes D’Angelo, destacou a importância do compartilhamento das vivências entre os profissionais da Epidemiologia cearense. “Esse é um espaço onde os 184 municípios do Ceará, as 22 ADSs e as cinco Superintendências Regionais de Saúde podem mostrar como atuaram com êxito nos territórios, seja na Imunização, no Controle de Vetores, no Laboratório ou na Epidemiologia”.

Para a Diretora de Tecnologia e Inovação da ESP/CE, Alice Pequeno, a qualificação e a formação dos profissionais da Vigilância em Saúde reverbera de modo significativo na qualidade dos serviços prestados. “Muitos são os avanços que temos observado no componente das práticas de todos vocês, mas precisamos incluir ou desenvolver outras soluções que potencializam essas iniciativas e façam com que as informações cheguem em menor espaço de tempo em todo o Estado”, disse.

Também participaram da mesa de abertura as secretárias executivas da Sesa Tânia Mara Coelho (Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional) e Yannasha Mary Barros Monteiro (Planejamento e Gestão Interna); o vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Rilson de Andrade; e Maria do Socorro Alves, representando o Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE).

Programação

O primeiro dia de evento contou, ainda, com a palestra magna A Importância da Epidemiologia para as Políticas Públicas de Saúde, ministrada por Luciano Pamplona, docente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na sequência, a mesa Vigilância em Saúde do Ceará reuniu apresentações de gestores e profissionais da área da Epidemiologia. As atividades foram encerradas com mini oficinas.

Nos próximos dois dias, os participantes poderão conferir a IV Mostra de Experiências Bem-sucedidas em Vigilância em Saúde, momento em que técnicos apresentarão as ações desenvolvidas durante os anos de 2020 a 2022, e a I Mostra Científica do Programa Estadual de Imunização, na qual serão compartilhados trabalhos descritivos sobre as experiências exitosas dos municípios cearenses durante a vacinação contra a covid-19, o resgate e a manutenção das coberturas vacinais de rotina.

Assista à íntegra do primeiro dia do VI Encontro Estadual de Vigilância em Saúde do Ceará