Dezembro Vermelho: “Papo Saúde” debate o que você precisa saber sobre HIV, aids e ISTs

5 de dezembro de 2022 - 14:01 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Arte gráfica: Raiane Ferreira


O Dezembro Vermelho alerta para a prevenção, a proteção, a assistência e os direitos das pessoas acometidas pelo HIV/aids e pelas demais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A campanha, que ocorre ao longo de todo o mês, é marcada por uma série de ações relacionadas ao tema e alinhadas aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Tomando como referência o Dia Mundial de Luta contra a Aids, ocorrido no último dia 1º de dezembro, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza nesta terça-feira (6), mais uma edição do Papo Saúde ESP.

LEIA TAMBÉM: População com HIV/aids tem assistência em 34 unidades de saúde em Fortaleza e no Interior

Com o tema Dezembro vermelho: o que você precisa saber sobre HIV/aids, a transmissão ocorrerá às 19h30 no perfil oficial da ESP/CE (@espceara). O convidado será o psicólogo e especialista em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Theofilo Gravinis. Ele também é vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia do Ceará e faz parte do Projeto A Hora é Agora, cujo objetivo é ampliar o acesso à testagem anti-HIV, por meio de autoteste de fluido oral ou por uma gota de sangue. A mediação da live será feita pela gerente de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha.

Durante o bate-papo virtual, serão abordadas questões sobre a natureza da campanha Dezembro Vermelho no Brasil, quais as principais diferenças e especificidades sobre o HIV, a aids e as ISTs, as formas de transmissão, e as alternativas de prevenção e tratamento disponíveis no sistema de saúde brasileiro. Ao longo da conversa, o público poderá enviar perguntas e dúvidas ao convidado.

Tratamento

De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), cerca de 92% das pessoas em tratamento já conseguiram ficar indetectáveis, ou seja, não transmitem o vírus e mantêm a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da aids.

A população também encontra no SUS estratégias e tecnologias preventivas ao vírus, como a ampliação do acesso a diagnósticos precoces, além de atendimento e acompanhamento gratuitos. O tratamento das pessoas com IST é importante para melhorar a saúde e interromper a cadeia de transmissão dessas infecções.

Serviço

Papo Saúde
Dezembro Vermelho: o que você precisa saber sobre HIV/aids

Quando: terça-feira (06), às 19h30
Acompanhe no perfil da ESP/CE no Instagram