UPAs Praia do Futuro e José Walter são premiadas pelo Proadi-SUS, em São Paulo

25 de novembro de 2022 - 14:18 # # # # #

Assessoria de Comunicação das UPAs 24
Texto: Márcia Catunda
Foto: Divulgação


Redução do índice de mortalidade por sepse foi a estratégia vencedora

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Praia do Futuro e José Walter, ambas vinculadas à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foram premiadas pelo projeto Proadi-SUS, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde.

Ao todo, representantes de 60 UPAs do Brasil estiveram no encontro, na cidade de São Paulo. A premiação contemplou as unidades que promoveram melhorias em indicadores de saúde. No caso dos equipamentos cearenses, foram laureadas iniciativas de redução do índice de mortalidade por sepse, conhecida como septicemia ou infecção generalizada.

Na ocasião, os gestores das UPAs da rede estadual, administradas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), compartilharam experiências com os novos integrantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.

“Estou muito feliz por liderar uma equipe tão comprometida. Diariamente enfrentamos desafios, mas conseguimos prestar uma assistência digna aos nossos pacientes. Em relação à sepse, conseguimos detectá-la precocemente a partir da classificação de risco. O tempo é fator fundamental para que seja evitado um desfecho desfavorável”, avalia Ismênia Marques, coordenadora de Serviços Assistenciais da UPA Praia do Futuro.

O encontro possibilitou, ainda, capacitar profissionais de diversas UPAs brasileiras para o desenvolvimento de Ciclos de Melhoria e Tratamento com foco em pacientes acometidos por sepse, atendendo aos “4 Rs” propostos por protocolo: reconhecimento; ressuscitação; reavaliação e referenciamento.

“O sentimento é de gratidão pelo prêmio e pela oportunidade de participar desse momento. Foram 18 meses de muito aprendizado e crescimento para toda a equipe. Tudo isso também impactou positivamente na vida de nossos pacientes”, afirma Diego Silveira, coordenador do Serviço Médico da UPA José Walter.

Proadi-SUS

O projeto objetiva ampliar a capacitação de equipes de pronto atendimento em relação à implementação e à aplicabilidade efetiva de protocolos de reconhecimento da sepse e, assim, diagnosticar e tratar precocemente os casos.