Jornada do HGCC discute produção científica e atuação na Saúde do Ceará

23 de novembro de 2022 - 13:54 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas


Evento reuniu 311 participantes nos dias 21 e 22 de novembro

A XII Jornada Científica do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), abordou, nesta edição, o tema Tecendo caminhos, construindo histórias. Diversas áreas de atuação do cuidado em saúde do HGCC foram destaques nos dias 21 e 22 de novembro. A Jornada focou nos serviços prestados e na produção científica do hospital.

O médico Ivan Guerra, presidente do Centro de Estudos da unidade, explica que o evento buscou fortalecer a identidade do HGCC e seu protagonismo na rede estadual de saúde. “A Jornada Científica deste ano mostrou o grande trabalho desenvolvido por profissionais, médicos e pela equipe multidisciplinar no HGCC, referência na saúde pública cearense”, disse.

Na solenidade de abertura, Guerra reforçou o papel do HGCC como formador de profissionais da Saúde. “Além da importância significativa na área assistencial, o Hospital César Cals tem um compromisso com a Educação. O equipamento abriga vários cursos e estágios. Fazer a Jornada Científica, portanto, é reafirmar o papel do hospital como uma instituição de ensino”.


Ao todo, 39 participantes submeteram produções para avaliação

Para o diretor-geral do HGCC, André Pires Cortez, a iniciativa foi uma oportunidade de trabalhar e apresentar temas relevantes da instituição e de valorizar os colaboradores. “O evento permitiu um olhar para dentro do Hospital César Cals, ressaltando a importância das pessoas que atuam diuturnamente em prol de uma assistência em saúde de qualidade”.

Palestras e mesas redondas da programação discutiram temas como Política Nacional de Segurança do Paciente: prevenção de lesão por pressão; Oncogeriatria; Boas práticas na sala de parto, Câncer de mama e atividade física; e Experiência covid-19 em nível ambulatorial. Além disso, houve exposição e apresentação de trabalhos científicos. Ao todo, 39 participantes submeteram suas produções para avaliação.

A assistente social Rannielly Sousa avalia o momento como “prazeroso e de profundo conhecimento”. “É uma oportunidade que nós temos de nos atualizar e se especializar para melhorar o atendimento”, pontuou.

Os dois dias de programação reuniram 311 participantes de diversas instituições.