Super-heróis: Semana da Prematuridade do HGF inicia com ensaio fotográfico de bebês

14 de novembro de 2022 - 17:00 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Felipe Martins


O objetivo do ensaio fotográfico foi tornar o ambiente da UTI mais lúdico e leve

Na manhã desta segunda-feira (14), o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) deu início à programação da Semana da Prematuridade com um ensaio fotográfico. “Eles já são super-heróis, já vencem batalhas todos os dias”, afirma a neonatologista Sarah Melgaço, enquanto põe capas, máscaras e armaduras sobre bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo) do equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), gerido pela Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde Ceará).

O objetivo das fotos, explica a médica, é tornar o ambiente da UTI mais lúdico e leve para aproximar mais as mães e pais de seus filhos e da equipe de profissionais. “É uma forma de amenizar a angústia que as famílias sentem com a chegada antecipada do bebê por não poder levá-lo para casa”, explica.

“É muito gostoso ver o quanto elas [as mães] se empolgam e ficam felizes de ver a gente enfeitando as crianças e dizendo que são super-heróis, porque elas se sentem mães de super-heróis”, completa.


“Achei muito importante essa ação para quebrar um pouquinho o clima tenso da UTI. Acabou nos distraindo e se tornando uma forma de diversão entre mãe e bebê”, compartilha Tailys Mendes, mãe do pequeno João Gabriel

A professora Tailys Mendes, 25, aguarda a saída de seu filho João Gabriel, que completa um mês de nascimento nesta terça-feira (15). “Achei muito importante essa ação para quebrar um pouquinho o clima tenso da UTI. Acabou nos distraindo e se tornando uma forma de diversão entre mãe e bebê”, compartilha. “Ele está estável e aceitando bem a dieta. Estamos aguardando apenas ganho de peso”, comemora a jovem.

Semana da Prematuridade

A Semana da Prematuridade é realizada anualmente pela equipe de Neonatologia do HGF e faz referência ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro. A data é um alerta sobre a prevenção do nascimento antecipado e suas consequências. Na unidade, o evento busca promover capacitação de manejo e cuidados com os pequenos, além de discutir temas como a importância da amamentação e do luto junto aos profissionais, aos estudantes e aos parentes das crianças.


“Eles já são super-heróis, já vencem batalhas todos os dias”, afirma a neonatologista Sarah Melgaço

“Nessa semana, nós acolhemos ainda mais as famílias para que elas se sintam empoderadas, que vistam essa camisa, que se sintam de mãos dadas com a equipe. Nossa luta diária é para entregar o bebê prematuro para a sociedade com o mínimo de sequela possível”, enfatiza Melgaço.

A programação acontece entre os dias 14 e 18 de novembro e tem apoio de toda a equipe multiprofissional da UTINeo, incluindo Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Enfermagem. Os participantes têm acesso a palestras, rodas de conversa, gincanas e oficinas sensoriais.