Novembro Azul: “Papo SUS” aborda os cuidados com a saúde do homem

1 de novembro de 2022 - 14:18 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Arte gráfica: Júlio Lopes


Com ênfase no câncer de próstata, causa de morte de 28,6% de pessoas do sexo biológico masculino no Brasil, a campanha Novembro Azul inicia nesta terça-feira (1º) e segue ao longo de todo o mês. A iniciativa busca conscientizar esta parcela da população, ainda, acerca de questões relacionadas à saúde mental, a infecções sexualmente transmissíveis e a doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Para discutir o assunto, o Papo SUS desta terça-feira abordará o tema Novembro Azul e a importância dos cuidados com a saúde do homem. A live da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), é realizada a partir das 19h30, no perfil oficial da Escola no Instagram.

A convidada desta edição é Nathalya Gonçalves, médica urologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e coordenadora do serviço de Urologia do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv). A mediação é da gerente de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha

Novembro Azul

A maioria das pessoas do sexo biológico masculino não faz exames básicos anuais de rotina, o que prejudica a prevenção contra muitas doenças. Mulheres trans e travestis também precisam de acompanhamento.

Por isso, neste mês, mais de 20 países, incluindo o Brasil, intensificam as campanhas sobre prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e sobre promoção dos cuidados integrais com a saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, de 2009 a 2014, a taxa de mortalidade era maior em pessoas do sexo biológico masculino de 20 a 59 anos. As mortes eram, principalmente, por causas externas, como doenças do aparelho circulatório e câncer.

Serviço

Papo SUS: Novembro Azul e a importância dos cuidados com a saúde do homem
Quando: terça-feira 1º, a partir das 19h30
Convidado: Nathalya Gonçalves – médica urologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e coordenadora do serviço de Urologia do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv)
Acompanhe a transmissão no perfil da ESP/CE no Instagram