“Trilhas” realiza webinário sobre inovação e tecnologia no tratamento de diabetes

21 de outubro de 2022 - 15:15 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Funsaúde
Texto: Eduarda Talicy
Arte gráfica: Sara Fael

O curso é gratuito e ocorrerá virtualmente na próxima quarta-feira (26)

O Brasil é o sexto país em incidência de diabetes no mundo, sendo o primeiro na América Latina. São 15,7 milhões de pessoas adultas com esta condição, e a estimativa é de que, até 2045, a doença alcance 23,2 milhões de brasileiros a partir de 18 anos. É fato que as inovações tecnológicas no tratamento da doença seguem numa velocidade exponencial, mas, ao mesmo tempo, a implementação desses avanços enfrenta uma série de desafios.

Levantando este debate, a próxima edição do projeto Trilhas, da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), traz como tema Inovação Tecnológica no Tratamento do Diabetes Mellitus. O curso é gratuito e ocorrerá virtualmente na próxima quarta-feira (26). O público-alvo são profissionais e estudantes de graduação em Saúde e de áreas correlatas que trabalham com diabetes ou que tenham interesse pelo assunto. As inscrições estão abertas.

O Trilhas é uma iniciativa que busca trazer mensalmente formações de atualização profissional em Saúde, abrangendo múltiplas áreas de conhecimento.

De acordo com Samila Torquato, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funsaúde e doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), diabetes é uma doença crônica complexa que requer cuidados contínuos com estratégias multifatoriais de redução de risco além do controle glicêmico.

A atualização dos profissionais no tema, explica Samila, colabora na prevenção ou redução das complicações, proporcionando consequentemente melhor qualidade de vida para o paciente. “As inovações no tratamento da doença surgem como possibilidades de tratamento, sejam com novos medicamentos, insulinas, dispositivos para aplicação, aplicativos, sensores de glicose, sistemas de infusão contínua de insulina e mais, sempre visando ao alcance das metas do tratamento”, reforça.

Para a educadora, a tecnologia, quando aliada à educação e ao acompanhamento, pode melhorar a vida e a saúde de pessoas com diabetes. “No entanto, a complexidade e a rápida mudança do cenário também podem ser uma barreira para a implementação. Por isso, a formação e a atualização são tão importantes para que possamos oferecer o melhor aos nossos pacientes”, ressalta.

Programação

Tema 1Tecnologias no controle do Diabetes: evolução dos sistemas de monitorização glicêmica
Lívia Dantas Lopes – Enfermeira diabetologista do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) e mestre em Promoção da Saúde (UFC). Educadora em Diabetes (IDF/ADJ Diabetes Brasil/SBD).

Tema 2Sistema Integrado de Infusão de Insulina com Monitorização Contínua de Glicose
Samila Torquato – Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funsaúde. Enfermeira mestre em Saúde Pública e doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UFC. Educadora em Diabetes (IDF/ADJ Diabetes Brasil/SBD).

Trilhas – Inovação Tecnológica no Tratamento do Diabetes Mellitus
Quando: quarta-feira (26), das 19h às 21h
Público- alvo: profissionais e estudantes de graduação em Saúde e áreas correlatas que trabalham com diabetes ou que tenham interesse pelo assunto.
Transmissão via plataforma Zoom (o link de acesso será enviado por e-mail no dia do evento)
Inscreva-se de forma gratuita