Centro Cirúrgico do HRVJ completa um mês com mais de 60 procedimentos realizados

21 de outubro de 2022 - 11:15 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto: Joelton Barboza
Foto: Divulgação


No dia 18 de outubro, foi realizada a primeira cirurgia por vídeo da unidade

O Centro Cirúrgico do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), localizado em Limoeiro do Norte, completa, neste sábado (22), um mês de sua inauguração, levando à região serviço de qualidade e excelência.

Até o momento, foram realizados 65 procedimentos diversos como hernioplastia inguinal, umbilical, incisional e epigástrica, além de ressecção de tumor de partes moles, debridamento de úlcera, colecistectomia, ooforectomia, extirpação e supressão de lesão, exérese de cisto ependimário e excisão de tumor de pele.

De acordo com o diretor-geral do HRVJ, Bergson de Brito, o serviço traz um impacto muito significativo para a sociedade, com assistência na própria região, ou seja, sem necessidade de deslocamento aos grandes centros para realizar cirurgias. “Os procedimentos são 100% gratuitos, custeados pelo Estado e bem próximos de casa. Já temos uma fila de alguns meses para o ambulatório, desde a abertura do hospital. O atendimento tem gerado muita satisfação na população e nossa perspectiva é que a oferta de especialidades se amplie nos próximos meses, oferecendo ainda mais serviços”, explicou.

O paciente José Rosileudo, 55, da cidade de Jaguaretama, passou por uma cirurgia de hérnia inguinal direita nessa quarta-feira (19) e elogiou os profissionais. “A chegada do hospital para a região é muito importante, pois traz saúde para a toda a população. É uma equipe maravilhosa, com tudo 100%, tanto a unidade quanto os funcionários. Estão todos de parabéns”, disse.

Cirurgia por vídeo

Na terça-feira (18), foi realizada a primeira cirurgia por vídeo, na qual foi realizada uma ooforectomia – remoção de ovários – com duração de 1h35, em uma paciente de 39 anos. Pioneiro na unidade, o procedimento foi executado pelos cirurgiões Bruno Aguila e Filipe Correia, além da médica anestesista Tassia Ximenes.

Esse tipo de intervenção é indicado quando observada a presença de abscessos no ovário, cistos ou alterações indicativas de câncer. Nas cirurgias por vídeo são feitas pequenas incisões, ou seja, sem a necessidade de cortes. Além disso, ocorre pouco sangramento e proporciona ao paciente uma recuperação mais rápida, com retorno às atividades do dia a dia em curto prazo.