HRVJ é o único hospital regional do Ceará que reutiliza 100% da água tratada do esgoto

13 de outubro de 2022 - 10:43 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto e Foto: Joelton Barboza

O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), localizado em Limoeiro do Norte, possui uma estação própria de tratamento de esgoto com pós-tratamento para reúso em pleno funcionamento dentro das suas instalações.

Com início das atividades em novembro de 2021, o HRVJ é o único hospital entre os regionais a contar com um moderno sistema de reaproveitamento da água, que, após o tratamento, é reutilizada para irrigação do jardim e também em vasos sanitários e mictórios.

O coordenador de Manutenção, Deivity Raulino, destaca que a estação tem capacidade de tratamento de 7,08m³/h de esgoto bruto no Sistema de Tratamento Biológico e de 10,0m³/h no Sistema de Pós-tratamento. “A ação engloba o efluente tratado pelo Sistema de Tratamento Biológico, as águas pluviais e as águas do condensado do sistema de ar condicionado. Portanto, há a capacidade de tratar 10 mil litros por hora ou 240 mil litros por dia”, explica.

O esgoto passa por oito grandes tanques, desde o início até a finalização, em um processo que dura 14 horas. Ao fim do mês, o procedimento gera uma economia de R$ 12 mil só de taxa de esgoto, valor que, em um ano, chegará a R$ 144 mil poupados, além das despesas que não serão mais necessárias com água para irrigação, sanitários e mictórios.

A estação de reúso fomenta ainda a sustentabilidade e reafirma o cuidado da unidade hospitalar com o meio ambiente, contribuindo, assim, para o desenvolvimento regional de forma sustentável e inovadora, pontos importantes defendidos pelo HRVJ.