Guia Prático de Psiquiatria para profissionais da saúde é lançado no HSM

30 de junho de 2022 - 10:24 # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto e fotos: Milena Fernandes

  A obra reúne 331 páginas compostas pelas experiências de 14 autores

Residentes e preceptores em Psiquiatria do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), lançaram, na última quarta-feira (29), um livro com considerações práticas sobre os principais transtornos mentais de pacientes. Trata-se do Guia Prático de Psiquiatria – uma abordagem sindrômica, publicação de 331 páginas compostas pelas experiências de 14 autores.

Organizada pelo médico psiquiatra Helder Gomes de Moraes Nobre, ex-residente do HSM e atual diretor clínico do hospital, a obra reúne esforços do preceptor Matias Carvalho Aguiar Melo. Além de contemplar profissionais da área, incluindo médicos generalistas e psicólogos, objetiva-se auxiliar estudantes de Medicina e Psicologia.

“Algoritmos de diagnósticos e condutas estão presentes em todos os capítulos, tornando a elucidação mais prática e lúdica”, pontuou Matias

De acordo com Gomes, o objetivo do livro é traçar uma perspectiva composta por introdução, etiologia, manifestações clínicas, critérios de diagnósticos e tratamentos, avaliando as propostas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e trazendo um contexto prático.

Cada capítulo conta com fluxograma e algoritmo relacionado ao tema abordado. Espero que seja uma oportunidade para os profissionais da saúde conhecerem as principais manifestações que encontramos na prática, aprendendo a abordagem de cada uma delas”, destacou.

Além de contemplar profissionais da área, incluindo médicos generalistas e psicólogos, objetiva-se auxiliar estudantes de Medicina e Psicologia

Durante a cerimônia de lançamento do livro, realizada no auditório do HSM, o psiquiatra Matias Carvalho ressaltou que o material é resultado de grande esforço coletivo, representando novo panorama de avaliação dos transtornos mentais, com capítulos divididos por sintomas ou síndromes.

“Os pacientes não se apresentam com diagnósticos prontos e definidos e, sim, trazem queixas que motivam a consulta. Algoritmos de diagnósticos e condutas estão presentes em todos os capítulos, tornando a elucidação mais prática e lúdica”, pontuou.

Sobre o hospital

O Hospital de Saúde Mental é um equipamento hospitalar que tem, como referência, o atendimento em Psiquiatria no Ceará. A unidade possui atendimento emergencial 24 horas por dia para pacientes com transtornos mentais graves em crise, além de 180 leitos de internação.

O equipamento destaca-se, também, no campo de estudo, pesquisa e formação de profissionais.