Ambulatório acompanha relação entre adoecimento e trabalho

30 de junho de 2022 - 10:27 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa


Equipamento atende pacientes encaminhados por profissionais da atenção básica com quadros sugestivos

A rotina laboral, quando executada de maneira inadequada, pode desencadear doenças e/ou acidentes relacionados ao trabalho. Nesse sentido, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest), vem garantindo assistência a pessoas acometidas por patologias ou agravos decorrentes de atividades empregatícias formais ou informais.

O Ambulatório de Saúde do Trabalhador, situado em Fortaleza, oferece acolhimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para a finalidade, equipes multidisciplinares, compostas por terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos e psiquiatras, estão a postos para atender pacientes encaminhados por profissionais da atenção básica com quadros sugestivos.

“O trabalhador pode ser conduzido por uma unidade básica ou pelo sindicato que o representa. Aqui, além do acolhimento, é iniciada uma investigação para confirmar se há relação entre eventual queixa física e/ou mental e o trabalho cotidianamente executado”, esclarece Mara Tavares, gerente do Cerest.

A iniciativa está alinhada ao princípio da universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos aptos a receber todo trabalhador, inclusive aquele que está desprovido de todas as regulamentações legais, esteja ele vinculado ao campo ou à cidade”, completa a gestora.

Nessa perspectiva, ocorre uma anamnese clínico-ocupacional. “Buscamos compreender o contexto laboral, a vivência e a dinâmica de cada pessoa. Somos uma retaguarda especializada para estabelecer o nexo causal entre adoecimento e trabalho”, reforça.

Fiscalização dos ambientes e dos espaços de trabalho

Caso seja identificada alguma inapropriação no cotidiano laboral, equipes da Vigilância em Saúde do Trabalhador realizam inspeções sanitárias, mapeiam riscos, propõem recomendações e fiscalizam, de forma permanente, a tomada de providências.

Ações educativas e autocuidado

De acordo com Tavares, são orientadas, ainda, medidas voltadas ao autocuidado. “Por meio da educação, procuramos conscientizar o trabalhador e a trabalhadora sobre eventuais riscos aos quais podem estar expostos e como minimizá-los. Essa agenda de promoção em saúde contempla o setor público e a iniciativa privada, podendo ser desenvolvida em articulação com as empresas, com as associações e com os sindicatos”, garante.

Covid-19

O ambulatório também investiga a contaminação por covid-19 possivelmente relacionada ao trabalho. “É fundamental saber se as condições de trabalho estão atendendo às orientações sanitárias vigentes. Caso seja constatada a relação, uma notificação é enviada ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan)”, pontua.

Serviço

Ambulatório de Saúde do Trabalhador
Horário de atendimento: segunda à sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h
Endereço: Rua Oto de Alencar, 193 – Jacarecanga. Fortaleza/CE
E-mail: cerest@cerest.ce.gov.br
Telefone: (85) 3101-5343