Nutrição do HGWA lança projeto para melhorar a alimentação de colaboradores

29 de junho de 2022 - 13:05 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e fotos: Bruno Brandão


Encontros devem ocorrer quinzenalmente para a avaliação 

Melhorar a qualidade de vida e promover o cuidado com a alimentação dos profissionais. Foi com esse intuito que o Núcleo de Nutrição do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), lançou o projeto Você tem fome de quê?. Encontros quinzenais em grupos devem ocorrer na unidade para colocar em prática ações que possam melhorar o comportamento alimentar de colaboradores.

A iniciativa surgiu dentro do Grupo de Trabalho da Humanização (GTH) do HGWA, com apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), e já teve suas primeiras reuniões neste mês de junho. Em princípio, as inscrições para participar de forma espontânea foram abertas por meio de formulário. Estão previstos, inicialmente, seis encontros com diferentes turmas.


Para Carolina Drummond, coordenadora de Nutrição do hospital, o objetivo é empoderar os colaboradores na tomada de decisões conscientes em relação à alimentação e que auxiliem na prevenção de doenças ou condições como obesidade e desnutrição.

“Nos sentimos agraciados pela unidade nos dar a oportunidade de acolher e ajudar os trabalhadores. É um tema muito instigante. Estamos aqui como Núcleo de Nutrição para atender os pacientes e todos os colaboradores que sofreram, principalmente, com a pandemia de covid-19, período em que houve essa modificação alimentar como uma fuga emocional“, avalia Drummond.

Metodologia simples

A fisioterapeuta Marta Evanda afirma que foi muito bem recebida e pôde tirar diversas dúvidas. Ela revela que está aguardando os próximos momentos. “Tenho interesse em saber mais sobre a dificuldade que tenho em seguir uma dieta. Sei da necessidade de uma reeducação alimentar. Espero que possa aprender mais, buscando qualidade de vida e melhorando a minha saúde”, destaca.

A nutricionista Raíssa Frota é uma das profissionais que ministram os encontros e atua com os colaboradores encaminhados pelo setor da Medicina do Trabalho. “Já atendia no Sesmt, e a abordagem com a dieta não tinha o resultado esperado. Queremos trazer uma abordagem em grupo para que eles possam compartilhar suas angústias e tirar um momento para pensar sobre a alimentação e os problemas relacionados, tudo com uma metodologia simples”, explica.