“Meu primeiro arraiá”: bebês da Neonatologia ganham sessão de fotos com adereços juninos

28 de junho de 2022 - 09:53 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Teresa Fernandes


Iniciativa de humanização faz parte das ações do setor em prol dos cuidados do binômio mãe-bebê

Tradicionais no Nordeste, as festas juninas ressaltam a beleza da cultura popular. No Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), os bebês internados na Neonatologia tiveram seu primeiro arraiá. A equipe de profissionais do setor organizou uma sessão de fotos para os pequenos, que usaram adereços juninos, e presenteou as mães com as imagens.

A iniciativa faz parte de uma programação que busca celebrar todos os festejos mais tradicionais do ano, de acordo com a coordenadora de Enfermagem da Neonatologia do HRN, Cristiane Soares. “Nesta festa junina, as mães participaram confeccionando porta-retratos com a temática. Os bebês foram fotografados com os adereços juninos, que passaram antes por higienização. Essas ações fazem parte da assistência da Neonatologia e que envolvem mais os familiares nos cuidados do binômio mãe-bebê”, explica.

Momento para recordar

Mãe de Ana Liz, prematura nascida com 26 semanas de parto vaginal, a designer de unhas Cícera Maria de Morais, 19, elogiou a ação. “Esse momento é muito especial porque ajuda a descontrair. Além disso, será uma ótima lembrança para o resto da vida”, avalia. Ela e a filha estão no hospital há quase três meses. “Estou achando bom porque, aqui, somos muito bem acolhidas”.

Outra mulher que participou das atividades foi a dona de casa Erismar Costa Barbosa, 44. Mãe de Nicolas, ela recebeu a foto do filho no dia em que a criança recebeu alta hospitalar. “Vou guardar de recordação”, diz.

A também dona de casa Gerlânia Rodrigues de Menezes, 27, mãe da Viviane, de apenas 1 mês de vida, destaca que se sentiu parte da comemoração. “Eu mesma fiz o porta-retrato. Foi maravilhoso”, afirma orgulhosa.

Para a realização das fotografias com os recém-nascidos, os pais autorizaram a produção previamente. Os adornos utilizados nas crianças passaram por processo de desinfecção, conforme orientação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).