Em nova edição, revista científica “Cadernos ESP” destaca desafios e potencialidades da saúde pública brasileira

21 de junho de 2022 - 10:18 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Arte Gráfica: Deborah Muniz

Composta por uma série de trabalhos, incluindo artigos originais e relatos de experiência, a revista científica Cadernos ESP chega ao 16º volume. A publicação, idealizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), destaca os desafios e as potencialidades da saúde pública no Brasil.

• Acesse a íntegra da edição
  • O editorial, assinado por Maria Rocineide da Silva, doutora em Saúde Coletiva, traz um resgate histórico da trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) desde a sua criação, no fim da década de 1980, até a atual conjuntura brasileira.

“Reafirmamos que um passado pode, também, ajudar a reconstruir um presente-futuro. É preciso retomar movimentos locais, sem fórmulas dadas, mas com a experiência adquirida entre o saber científico e popular”, afirma a pesquisadora ao longo do texto.

Para a editora científica da Cadernos ESP, Dayane Paiva, o lançamento de cada volume do periódico é mais que uma entrega para a sociedade e vai além do cumprimento dos processos de trabalho da equipe editorial. Passa a ser um compromisso social, que ultrapassa os muros da instituição.

“Colocamos em evidência uma discussão sobre o conhecimento científico, apresentando temas nas áreas da Saúde Pública e Coletiva, bem como discussões em torno da educação, da tecnologia e da inovação, com um olhar para o que há de mais atual no mundo da publicação científica”, ressalta.

Inovação

No campo da inovação, a revista traz um artigo de revisão que descreve o desenvolvimento de um aplicativo móvel para apoio aos profissionais de saúde na execução e na interpretação de testes rápidos para o diagnóstico de HIV.

Além desse trabalho, são abordados diversos escritos. Dentre as temáticas contempladas, destacam-se biossegurança em Odontologia no contexto da covid-19, assistência de Enfermagem ao idoso portador de alzheimer, pesquisas com foco na prática do fisioterapeuta intensivista e equipe multiprofissional, além de causas externas, como a naturalização da violência contra a mulher por meio da musicalidade.

“Hoje, os artigos publicados podem ser acessados, lidos, utilizados, citados e compartilhados por toda a sociedade civil. Nossa política editorial é de acesso aberto com incentivo à cultura digital, fundamental para disseminação do conhecimento”, esclarece Paiva.

Cadernos ESP

Criada em 2005, a Cadernos ESP possui periodicidade semestral. Trata-se de um instrumento de difusão técnica e científica de caráter inter e multidisciplinar em diversos campos, com foco especial na área da Saúde Coletiva.

Sua principal finalidade é publicar trabalhos relevantes para a saúde pública e suas interfaces. A revista aceita, para publicação, artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, relatos de experiência, dentre outras seções.

Cadernos ESP
    Acesse a nova edição da revista científica