“Papo SUS” desta terça (14) discute a importância do Lacen para a elucidação de doenças infecciosas no Ceará

13 de junho de 2022 - 16:48 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Arte gráfica: Júlio Lopes


Doenças infecciosas como gripe, zika, chikungunya e dengue têm travado, ao longo dos últimos anos, uma “guerra” constante com a saúde pública brasileira. Durante os períodos em que há picos de ocorrências pelas arboviroses, principalmente durante as temporadas de chuvas, é observado um aumento na procura por assistência médica. Em meio à pandemia de covid-19, o desafio para os gestores da área ganhou mais robustez.

Como agir de maneira rápida e criar soluções num cenário completamente novo? Nesse contexto, os laboratórios públicos especializados desempenharam um importante papel, dando suporte para a realização de análises de excelência, gerando conhecimento e fortalecendo as ações de vigilância em saúde.

No Ceará, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) tem se engajado em questões relacionadas à saúde pública e ao bem-estar da população. Algumas condutas adotadas pelo equipamento serão apresentadas e discutidas pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em mais um Papo SUS.

A live será transmitida, nesta terça-feira (14), às 19h30, no perfil oficial da autarquia no Instagram (@espceara). Participarão do bate-papo a farmacêutica e diretora do Lacen, Liana Mello, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Sesa, Ricristhi Gonçalves. A mediação será feita pela gerente de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha.

Serviço

“Papo SUS”
Tema: A importância do Lacen para a elucidação das doença infecciosas no Ceará
Quando: terça-feira (14), às 19h30
Convidadas:
Liana Mello – farmacêutica e diretora do Lacen
Ricristhi Gonçalves – coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Sesa
Acompanhe no perfil da ESP/CE no Instagram