“Ih! Nova Live” discute legado das soluções inovadoras desenvolvidas no Ceará durante a pandemia de covid-19

9 de junho de 2022 - 10:53 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Arte gráfica: Raiane Ferreira


A pandemia da covid-19 desafiou o mundo inteiro em um contexto de grande adversidade. Não fazendo distinções de classe social entre as pessoas ou do tamanho das organizações dos mais distintos setores, o cenário pandêmico testou os limites da nossa capacidade de enfrentar e responder a uma ameaça invisível. No setor da Saúde, o período de crise tem exigido o desenvolvimento de soluções inovadoras em um tempo cada vez mais curto.

Para discutir o tema 20 anos em 2: o que aprendemos desenvolvendo soluções em tempos de pandemia, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza mais uma edição da Ih! Nova Live. A transmissão ocorrerá às 19 horas desta quinta-feira (9) no perfil oficial da ESP/CE no Instagram (@espceara).

Participam do bate papo virtual o coordenador do Laboratório de Inovação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará (Felicilab), Uirá Porã; a líder de narrativas do Felicilab, Clarisse Castro; e o líder do Laboratório de Design do Felicilab, Ranielder Freitas. A mediação será feita pela bolsista de Inovação da autarquia, Erica Pinho.

Laboratório de Inovação

Desenvolvido pela ESP/CE em outubro de 2019, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), o Felicilab foi criado com o objetivo de pensar, produzir e distribuir soluções inovadoras para a implantação e o fortalecimento do SUS cearense.


Para isso, atua com metodologias ágeis, transformando ideias, problemas e demandas em soluções e produtos a serem implementados na rede de saúde, compartilhando conhecimentos e práticas por meio do código aberto e da colaboração em rede.

Soluções inovadoras

Algumas das principais soluções criadas pelo Felicilab incluem o desenvolvimento de projetos digitais como os sites Coronavírus e Elmo, a criação do aplicativo iSUS e do Mapa Digital da Saúde, idealizado para fortalecer uma política digital de relacionamento e gestão de informações. Todas essas soluções contam com a adesão de acadêmicos, profissionais e gestores da Saúde no Estado.

A iniciativa também dá apoio a outros profissionais em seus espaços de trabalho e em seus processos decisórios, bem como ampara todas as pessoas no exercício de seus direitos de acesso ao cuidado, à informação e às tecnologias, reconhecendo-as como cocriadoras de saúde e como voz ativa na construção de políticas públicas.

Serviço

“Ih! Nova Live”
Tema: 20 anos em 2: o que aprendemos desenvolvendo soluções em tempos de pandemia
Quando: quinta-feira (9), às 19h
Onde: perfil da ESP/CE no Instagram (@espceara)