ESP/CE recebe I Fórum Regional da Rede Pontos de Luz da Superintendência de Fortaleza

27 de maio de 2022 - 16:15 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Fotos: Ariane Cajazeiras

A iniciativa é uma estratégia desenvolvida pela Saúde do Ceará para acolher, orientar e dar o apoio necessário a mulheres, jovens e crianças em situação de violência

Com programação diversificada, incluindo mesas redondas e palestras, o auditório Maria José dos Santos Ferreira Gomes, da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), recebeu, nesta sexta (27), o I Fórum Regional da Rede Estadual de Prevenção e Proteção a Mulheres, Crianças e Adolescentes em Situação de Violência – Pontos de Luz, com foco nos municípios que compõem a Superintendência de Fortaleza (SRFOR).

O evento, realizado pela Célula de Regulação, Avaliação e Monitoramento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), contou com a participação de representantes de serviços de saúde de 44 municípios cearenses, como psicólogos, assistentes sociais, médicos e conselheiros tutelares. A Rede Pontos de Luz é uma estratégia desenvolvida pela pasta estadual para acolher, orientar e dar o apoio necessário a mulheres, jovens e crianças em situação de violência sexual e/ou doméstica.

Para a assistência, a iniciativa possui equipes multidisciplinares que cumprem todo um protocolo ao receber a vítima, analisando se ela vai precisar inicialmente ir à delegacia, à Perícia Forense – para fazer um exame de corpo de delito –, ou ser encaminhada a um serviço de saúde, em caso de administração de profilaxias ou de necessidade de um aborto legal. Nessa circunstância, o procedimento segue a lei brasileira que permite a interrupção da gravidez decorrente de estupro.

De acordo com a secretária executiva de Políticas de Saúde (Sepos) da Sesa, Luciene Alice da Silva, representando o titular da pasta, Marcos Gadelha, o objetivo da Rede Pontos de Luz é atuar de forma integrada com diversos órgãos públicos. “Nós temos que trabalhar em parceria com todos os atores, como a secretarias da Segurança e Defesa Social (SSPDS, da Educação (Seduc), os Ministérios Público e a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e Adolescente (Dececa). Todos nós, juntos, podemos buscar soluções de acolhimento a esse público, pois, infelizmente, ainda é o mais afetado pela violência”, argumenta.

Estiveram presentes na cerimônia, também, o representante da Secretaria de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade) da Sesa, Lino Alexandre; o superintendente da Regional de Saúde de Fortaleza, Ícaro Tavares; a assessora de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Fortaleza, Adriana Melo; e o gerente de Educação Permanente em Saúde da ESP/CE, Fabrício Martins.

Cuidar é quebrar a cadeia de violência

Durante o fórum, a ginecologista, sexóloga e assessora técnica da SRFOR, Débora Britto, explicou que cuidar de alguém que sofreu agressão física, sexual ou verbal é também uma forma de quebrar a cadeia de violência. “Quando cuido bem de uma pessoa que sobreviveu à violência, vou poder colaborar para que ela não leve para as gerações seguintes as sequelas do que viveu”, destacou.

Serviços da Rede Pontos de Luz serão identificados com placa ilustrativa

O encontro desta sexta também cumpre o papel de disseminar informações para que os profissionais entendam como funciona a Rede e que, assim, cumpram o fluxo adequado para o direcionamento das vítimas aos serviços, que serão identificados por uma placa ilustrativa.