Fórum de Saúde Mental do Ceará recebe submissão de trabalhos científicos e artísticos até 31/05

20 de maio de 2022 - 13:45 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE Texto: Daniel Araújo
Arte gráfica: Júlio Lopes


Seguem abertas até o próximo dia 31 de maio as inscrições para submissão de trabalhos científicos e produções artísticas para o I Fórum Científico de Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Ceará. Com o tema central Caminhos para o Fortalecimento da Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, o evento, que ocorre em 1º de julho, convida trabalhadores da Saúde, gestores, docentes, pesquisadores e estudantes da área, além da comunidade, a compartilhar suas produções científicas.

Idealizado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria Executiva de Políticas de Saúde (Sepos) e da Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Copom), a iniciativa tem parceria da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

As inscrições podem ser feitas pela plataforma Mapa da Saúde. Pessoas que desejarem participar como ouvintes e que não irão apresentar trabalhos científicos ou artísticos podem se inscrever no Fórum até o dia 30 de junho de 2022.

As atividades ocorrerão a partir das 8 horas, na modalidade híbrida, ou seja, com apresentações presenciais na sede da ESP/CE e à distância em ambiente virtual. Serão convidados para participar presencialmente apenas os autores das produções melhor avaliadas, conforme edital.

De acordo com André Tavares, assessor técnico da ESP/CE e coordenador do projeto Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps), o Fórum foi idealizado para socializar e integrar os trabalhos desenvolvidos na área da saúde mental no Estado, focando especialmente nos egressos das formações da autarquia neste campo.

“Essas formações foram muito afetadas pela pandemia de covid-19 no período de 2020 a 2022, sendo o Fórum deste ano de extrema relevância para dar visibilidade a tantas iniciativas relevantes surgidas para enfrentar os desafios”, diz.

Submissão de trabalhos

Os trabalhos científicos estão divididos em duas categorias. A primeira ligada a resumos simples, divididos em relatos de pesquisa com estudos em saúde mental e atenção psicossocial, e os depoimentos de experiência relacionados aos trabalhos referentes às práticas desenvolvidas pelos serviços de saúde, de educação e pela comunidade. As propostas selecionadas serão compartilhadas como e-pôster ou apresentação oral.

A segunda categoria está relacionada às produções artísticas que serão apresentadas a partir da proposta da Expo Smaps – Arte Sã e Salva. Os participantes poderão apresentar múltiplas práticas e reflexões em diferentes linguagens artísticas, seja em produções textuais, fotos, vídeos e outras formas de expressão (pinturas, desenhos, dança, teatro, performances e intervenções). Os trabalhos submetidos terão formato de apresentação livre e ficarão expostos na ESP/CE durante uma semana, a partir da data de abertura do evento.

Serviço

I Fórum Científico de Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Ceará
Quando:
1º de julho de 2022
Inscrições para ouvintes: até 30 de junho de 2022
Inscrições para submissão de trabalhos: 31 de maio de 2022
Inscreva-se na página do Mapa da Saúde