“Evidências”: ESP/CE inicia série de encontros para divulgar pesquisas científicas

19 de maio de 2022 - 14:28 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Arte gráfica: Júlio Lopes


Seguindo a agenda de ações no campo da pesquisa em saúde, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciará mais um projeto para a difusão e o fomento da Ciência.

Por meio do Evidências, projeto realizado pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da autarquia, seis encontros virtuais serão feitos ao longo de 2022 para compartilhar resultados e particularidades sobre estudos de diferentes temáticas desenvolvidos por pesquisadores de instituições cearenses e de outras regiões do Brasil.

Em sua estreia, na segunda-feira (23), a iniciativa trará o tema Fatores clínicos de pacientes pós-Internamento por covid-19 no Ceará. A transmissão será realizada por meio da plataforma do Google Meet, a partir das 10 horas. As inscrições estão abertas na página do evento.

Para o primeiro Evidências, serão destacados os detalhes e os resultados de duas pesquisas, uma desenvolvida pela ESP/CE, intitulada Investigação sintomatológica e complicações por covid-19 de pacientes pós-internamento entre os anos de 2020 e 2021 em um estado brasileiro, e outra pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com o título Efetividade do acesso, atendimento clínico e acompanhamento das pessoas com covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas.
.
Participam da transmissão a doutora em Enfermagem Francisca Elisângela Teixeira Lima e o mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde André Ribeiro. A mediação será feita pelo gerente de Pesquisa em Saúde da ESP/CE, Jadson Franco.

De acordo com o gestor, a iniciativa será uma janela de partilha do saber no campo da Saúde. “Se o pesquisador tem alguma investigação feita na sua instituição e quer apresentar esses resultados, ele pode utilizar esse espaço para fazê-lo. Esperamos, com isso, aproximar as instituições de pesquisas do Brasil nesse grande propósito de disseminação do conhecimento”, destaca.

Os pesquisadores interessados em participar e compartilhar resultados de seus estudos nas próximas edições do projeto podem enviar suas sugestões de resumo para o e-mail: gepes@esp.ce.gov.br.

Serviço

Evidências – 1ª edição
Quando: segunda-feira (23), às 10 horas
Onde: Sala virtual do Google Meet e Escola de Saúde Pública do Ceará (Auditório Galba Araújo), na Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles