Posto de coleta do HMJMA recebe doações de leite humano de ex-pacientes e voluntárias

18 de maio de 2022 - 14:22 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto e fotos: Diana Vasconcelos

Ao amamentar o próprio filho e perceber o excesso de leite, Mayara Saraiva Freitas, 25, não hesitou em doar leite humano para o posto de coleta do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA). “Se o que tenho está satisfazendo meu filho e ainda dá para doar para outras crianças que precisam, por que não fazer? Não me custa nada”, ensina a dona de casa, que acompanha a internação do pequeno João Ícaro na unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Nascido no dia 13 de maio, o menino é o primeiro filho da jovem. Ele necessita ficar internado para realizar um tratamento e, por causa disso, Mayara pôde observar a batalha diária de mães e filhos no setor de Neonatologia do hospital pela alta médica. “É difícil. Eu gosto de saber que estou ajudando. Antes (de João nascer), me disseram que amamentar era doloroso, mas não é tão ruim assim. Eu consigo amamentar e tirar para ajudar”, diz.

O HMJMA realiza partos de baixa e média complexidade. A unidade é equipada com um setor de risco intermediário exclusivo para os bebês, onde crianças prematuras ou com complicações pós-parto podem se fortalecer e receber a assistência adequada.

De acordo com a enfermeira Patrícia Martins de Oliveira, responsável pelo posto de coleta do hospital, a internação de um filho é uma fonte de estresse para algumas mães, as quais acabam não conseguindo amamentar os pequenos.

“É uma situação difícil. Ter um filho internado adoece a família como um todo. Então, ao doar o leite, você vai ajudar não apenas um bebê a se recuperar mais rápido, mas também a restabelecer o bem-estar de toda uma família. As doações são fundamentais”, afirma Oliveira.

Ela complementa: “Na verdade, todas as mães que dão à luz aqui no Martiniano de Alencar passam por orientações sobre a amamentação. Explicamos a importância desse leite para os bebês, orientamos sobre a pega correta, sobre a ordenha e também apresentamos o trabalho realizado pelo posto de coleta. Podemos receber doações diariamente, mesmo após alta médica de mães e filhos. Essas doações têm salvado muitas vidas, por isso estamos sempre pedindo que não deixem de doar”.

Posto de coleta

Ao receber alta médica da Maternidade do HMJMA, as mães que desejam se tornar doadoras recebem um kit especial com orientações sobre o armazenamento do alimento, assim como itens para auxiliar na coleta. Não é necessário, porém, ser paciente da unidade para realizar doações, basta ter disponibilidade para doar.

O leite recebido pelo posto de coleta do hospital é enviado para a pasteurização no Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), também da Rede Sesa. Posteriormente, o insumo retorna para auxiliar na recuperação de bebês internados na unidade de médio risco. O posto de coleta do HMJMA funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O equipamento disponibiliza, ainda, transporte para recolher as doações em domicílio.