“Semana da Enfermagem” no HMJMA inicia nesta quinta (12) e segue até o dia 20 de maio

11 de maio de 2022 - 09:29 # # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto e foto: Diana Vasconcelos


Para a técnica em Enfermagem Cristiane Gomes Moreira, o evento possibilitará a partilha de conhecimento

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), inicia, nesta quinta-feira (12), Dia Mundial da Enfermagem, uma semana comemorativa em homenagem aos profissionais da área. Com o tema Liderança e trabalho: experiências e expectativas da Enfermagem, a programação segue até 20 de maio, quando se celebra o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem.

“A comunicação e a liderança são importantes em tudo. Na Enfermagem, não seria diferente, por isso a importância do encontro e do compartilhamento de ideias. São nesses momentos em que podemos trocar conhecimento, incentivar novas lideranças e até descobrir novas formas de atuação”, destaca a coordenadora da equipe de Enfermagem do HMJMA, Lúcia Caminha Colares, que atua há 37 anos na área. “Os profissionais daqui têm um bom conhecimento técnico e um forte sentimento de equipe, mas o aprendizado nunca cessa; o compartilhamento de experiências também nos mostra isso. Sempre tem espaço para melhorar”.

Para a técnica em Enfermagem Cristiane Gomes Moreira, que soma 20 anos de profissão, a rotina laboral é um desafio, mas o comprometimento com o aprendizado e com o bem-estar dos pacientes pode fazer toda a diferença na recuperação de cada usuário e na satisfação pessoal de cada trabalhador. “(A Enfermagem) Tem um papel fundamental, tudo na assistência ‘esbarra’ nela. A orientação, a nutrição, o cuidado e a comunicação também. Ela é o elo, o termômetro entre o paciente e a instituição. Portanto, alinhar conhecimento para melhorar é fundamental”, avalia.

“Espero que todos os profissionais do HMJMA possam enxergar a Semana da Enfermagem da instituição como um presente, pois, como gestores, foi assim que a percebemos”, ressalta a diretora do equipamento, Silvana Furtado Sátiro.

Programação

A programação da Semana da Enfermagem HMJMA conta com palestras que abordarão a comunicação, a experiência e a liderança. Dentre elas, estão: Lutas políticas da Enfermagem; Expectativa no período pós-pandemia e Produção científica e comunicação efetiva na assistência ao paciente internado em ambulatório. O evento é liberado para todos os profissionais da unidade de média complexidade.