Helv promove campanha para incentivar higienização correta das mãos

6 de maio de 2022 - 14:59 # # # #

Assessoria de Comunicação do Helv
Texto e fotos: Débora Morais


Estações de treinamento interativas foram montadas e passaram pelos setores assistenciais e administrativos da unidade com demonstrações do protocolo de lavagem correta dos membros, além de distribuição de álcool em gel

Durante esta semana, os profissionais do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promovem uma campanha de conscientização sobre a higiene das mãos. Com o tema Higienizar as mãos: Um simples gesto, uma grande atitude!, a atividade faz alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado nessa quinta-feira (5).

A ação é realizada até esta sexta (6), em todo o hospital, com a participação de profissionais e acompanhantes. Estações de treinamento interativas foram montadas e passaram pelos setores assistenciais e administrativos da unidade com demonstrações do protocolo de lavagem correta dos membros, além de distribuição de álcool em gel.

A coordenadora da SCIH do Helv, Glaura Fernandes, explica que a iniciativa é importante para que “possamos sensibilizar profissionais de saúde e sociedade quanto à importância de um ato tão simples”.

“A celebração do Dia Mundial de Higienização das Mãos é uma data que relembra os profissionais de saúde sobre uma atitude simples, mas que muda o rumo do internamento de um paciente. A realização desta campanha foi toda construída para que o colaborador abraçasse essa ideia e inserisse no seu dia a dia boas práticas”, reforçou Fernandes.

O tema da campanha deste ano foi escolhido após concurso interno. A ganhadora foi a técnica em Enfermagem Carmelita dos Santos Silva, que atua no 5° andar do equipamento. “Eu não esperava que minha frase fosse escolhida, porque soube que muita gente mandou. Para mim, é uma emoção muito grande, já que sou do turno da noite e não acompanho muito essas atividades. A gente se sente muito prestigiada. Estou muito feliz por esse reconhecimento”, disse.

Qualificar o atendimento

A atividade busca qualificar o atendimento, prestando um melhor serviço ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.

A enfermeira do Centro Cirúrgico Roberta Marjorie participou de um dos momentos da ação e ressaltou a importância do assunto. “Achei a iniciativa da campanha incrível, pois, por meio de ações lúdicas e participativas, conseguiu passar uma mensagem tão importante para os colaboradores e os acompanhantes. Afinal, uma medida tão simples como a lavagem das mãos, quando praticada adequadamente, impacta significativamente na vida dos nossos pacientes”.