Referência em Cardiologia e Pneumologia, Hospital de Messejana completa 89 anos de assistência à população

29 de abril de 2022 - 10:38 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Texto: Jéssica Fortes
Fotos: Jéssica Fortes e Arquivo/HM


Durante quase nove décadas, o HM se consolidou no País como um dos mais importantes centros de assistência aos doentes cardíacos e pulmonares

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes completa, neste domingo (1°), 89 anos de atividades. A unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) começou a funcionar em 1° de maio de 1933 e se consolidou, ao longo dos anos, como referência no tratamento de doenças cardíacas e pulmonares no Estado e para as regiões Norte e Nordeste do País. O equipamento é reconhecido pela alta complexidade e qualidade dos serviços prestados à população, além da humanização no atendimento.

“Os profissionais que atuam no HM sabem da importância do hospital para a população e, por isso, trabalham com compromisso e vontade. Encaramos o trabalho como um propósito e possuímos vínculos fortes (com a instituição), o que nos torna diferentes”, ressalta o diretor-geral da unidade, Francisco Daniel de Souza. A estrutura hospitalar conta com mais de três mil funcionários, somando profissionais da Saúde e da área administrativa.

A enfermeira e coordenadora do Programa de Cirurgia Eletiva, Maria Neule Cruz, 68, atua no HM desde 1978 e tem orgulho de fazer parte da história do hospital. “Minha trajetória foi toda aqui, por isso, tenho esse lugar como minha segunda casa. Todos os dias eu venho trabalhar como se fosse o meu primeiro dia. Chego aqui e olho para essas pessoas… Amo poder servir ao próximo. Nossos pacientes precisam de atenção, precisam ser ouvidos. Eles não sabem nada de técnica, mas sabem de relação humana, então, precisamos conversar, explicar. A humanização faz toda a diferença”, reforça.


Maria Neule Cruz, 68, atua no HM desde 1978

Durante quase nove décadas, o HM se consolidou no País como um dos mais importantes centros de assistência aos doentes cardíacos e pulmonares. Investiu no desenvolvimento tecnológico e científico e, hoje, realiza procedimentos de alta complexidade.

O Hospital de Messejana oferta à população ambulatórios especializados, Emergência 24 horas, cirurgias avançadas, transplantes cardíacos e pulmonares, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, programas de reabilitação cardíaca e pulmonar, Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), de Controle do Tabagismo, laboratório, farmácia, exames de imagem, dentre outros serviços.

Hospital de Ensino

A instituição tem como missão prover assistência de alta complexidade, ensino, pesquisa e inovação com foco nas áreas cardiovascular e respiratória, sendo integrado à rede de atenção à saúde. Credenciado pelos Ministérios da Educação e da Saúde como Hospital de Ensino, o HM forma profissionais em diferentes especialidades.

A Residência Médica, por exemplo, teve início em 1973, com a Cardiologia. Nestes 49 anos, a Instituição ampliou o programa e já formou mais de 437 especialistas. Atualmente, 43 profissionais estão sendo formados nas seguintes áreas: Pneumologia Clínica, Cardiologia Clínica, Cirurgia Torácica, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Cardiovascular, Endoscopia Respiratória, Ecocardiografia, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Em 2021, a Medicina Intensivista passou a fazer parte do leque de cursos ofertados.


Credenciado pelos Ministérios da Educação e da Saúde como Hospital de Ensino, o HM forma profissionais em diferentes especialidades

O Programa de Residência Multiprofissional Integrado em Saúde, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), é mais recente, com início em 2014. Com ênfase em Cardiopneumologia, 91 profissionais já passaram pelo HM e foram capacitados em suas respectivas áreas de atuação: Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social.

Histórico

O então Sanatório de Messejana teve sua construção iniciada em 1930 e foi inaugurado em 1º de maio de 1933. Um trio de médicos – João Otávio Lôbo, Lineu de Queiroz Jucá e Pedro Augusto Sampaio – fundou a instituição diante do instigante desafio de assistir, com humanização, pacientes com tuberculose.

Após enfrentar problemas financeiros, o Instituto de Previdência do Estado do Ceará (Ipec) adquiriu o imóvel com os seus principais equipamentos, tornando-o um sanatório público. Em 1944, o tisiologista Carlos Alberto Studart Gomes assumiu a direção da estrutura e a conduziu a ser um hospital modelo do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps).

Em 1968, algumas unidades de Tisiologia foram fechadas, dando lugar a espaços de internação para pacientes cardíacos. Dois anos depois, estava estruturado o serviço de Cardiologia do Hospital de Messejana.

Apesar de todas as ampliações ao longo dos anos, o HM ainda conserva o estilo dos anos 30, com uma arquitetura horizontal, envolvida em jardins e por um magnífico bosque. Desde 1990, a instituição integra a rede de hospitais próprios da Rede Sesa, quando recebeu o nome de Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes.

“Temos uma grande tarefa, que é dar continuidade ao trabalho sério, profissional e resolutivo do Hospital de Messejana. Nestes 89 anos, desejo que a instituição adquira ainda mais institucionalidade, mais processos de trabalho, organização e tecnologia”, diz o diretor administrativo-financeiro, coronel Andrade Bomfim.