Projeto interativo no HGWA utiliza carrinho para abordar higienização das mãos

22 de abril de 2022 - 11:00 # # # # #

Texto e fotos: Bruno Brandão

Ação faz parte do Projeto Paciente Seguro

Buscando impactar colaboradores e levar adiante a importância sobre a higienização das mãos, uma equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) elaborou um projeto interativo que deverá passar por todas as clínicas médicas da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A iniciativa envolve um carrinho no qual foram instaladas uma pia e uma câmara com luz ultravioleta.

Luz ultravioleta identifica se há resíduos nas mãos após lavagem na pia

Os profissionais de saúde do equipamento são convidados a fazer a lavagem correta dos membros. A torneira utiliza uma quantidade de água limitada, armazenada em um recipiente no interior do carrinho. Posteriormente, uma câmara escura identifica a presença de sujeira nas mãos. O carrinho foi decorado com cartazes que apresentam os cinco passos para uma higienização adequada, além de outras informações sobre o tema.

Para o coordenador da UTI Adulto, Denison Couto, a ação tem dois aspectos: operacional e lúdico. Segundo o médico, os treinamentos poderiam ser feitos em uma pia convencional, mas a estratégia adotada prioriza um trabalho mais divertido.

“A câmara escura também contribui para um formato de treinamento in loco da eficácia da higienização das mãos, mostrando se ainda existe algum tipo de resíduo após a lavagem. Iniciou na UTI, dentro da Higienização das Mãos, do Projeto Paciente Seguro (PPS), mas deverá seguir para outras ações e atividades que envolvem todo o hospital”, pontua.

Vivência na prática

A enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) Marcia Amélia utilizou o item em uma das integrações com os novos profissionais e conta sua experiência. “Estamos buscando sempre a melhoria na adesão da higienização das mãos. O carrinho permite vivenciar essa prática como se estivesse, de fato, na Enfermaria. É bem educativo. Queremos fazer treinamentos em todos os setores”, afirma.

Vídeos educativos

Recentemente, a UTI Adulto também passou a exibir vídeos educativos sobre a higienização das mãos nas TVs instaladas nas áreas comuns do HGWA. A iniciativa faz parte das ações implantadas pelo PPS, abordagem desenvolvida pelo hospital gaúcho Moinhos de Vento.