Hospital César Cals reforça protocolo de segurança para o cuidado com o paciente

5 de abril de 2022 - 16:16 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto e fotos: Wescley Jorge


Atividades sobre o tema seguem até dia 26 de abril

No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as comemorações alusivas ao Dia Nacional de Segurança do Paciente, celebrado na última sexta-feira (1º), serão realizadas durante todo o mês, sempre às terças-feiras. As atividades irão contemplar ações de educação permanente, bem como fortalecer as Metas Internacionais de Segurança, com destaque para o Protocolo de Prevenção de Quedas.

A abertura da programação, nesta terça-feira (5), destacou o Cuidado Seguro com foco na Comunicação Efetiva para a Segurança do Paciente. A palestra contou com a participação de profissionais do HGCC das mais diversas áreas e foi ministrada pela representante da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp), Solange Paiva.


Profissionais da Sala de Parto recebem informações e orientações sobre o Protocolo de Prevenção de Quedas

“Já tínhamos feito algumas ações sobre o Protocolo de Prevenção de Quedas e aproveitamos o Abril com Segurança para implantar para todos os profissionais”, explica a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (Nasp), Silvana Feitosa. Ela afirma que todos devem estar envolvidos para uma melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “A gente faz com que esse Protocolo tenha a participação do profissional, do próprio paciente e do acompanhante”, diz.

Reduzir quedas e danos

De acordo com a enfermeira Rosângela Oliveira, responsável pelo Protocolo, as diretrizes têm como finalidade “reduzir a ocorrência de queda dos pacientes hospitalizados e os possíveis danos causados por meio da implantação de medidas que contemplem a avaliação do risco do paciente e garantam o cuidado multiprofissional e um ambiente seguro”.

André Pires Cortez, diretor-geral do HGCC, reforça a importância do olhar voltado para o cuidado em todas as áreas. “Especialmente nesse caso da prevenção de quedas, porque é uma das coisas que mais impactam na saúde dessas pessoas. O trabalho e a educação continuada vão fazer com que a gente possa melhorar esse processo e diminuir os riscos para o próprio paciente”.

A programação segue até o dia 26 de abril com implantação do Protocolo, demonstração na prática e publicização para todos os serviços do HGCC.