Antes unidade da Polícia Militar do Ceará, Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar completa 83 anos

1 de abril de 2022 - 11:45 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto: Diana Vasconcelos
Fotos: Diana Vasconcelos e Tiago Stille/Gov. do Ceará


Unidade de média complexidade atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde

Em 1º de abril de 1939, era fundado o Hospital Central da Polícia Militar do Ceará (HPM/CE). A unidade, no entanto, passou a se chamar Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) em 2011, integrando oficialmente a rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). “São 83 anos de história, de assistência, de comprometimento com a população cearense”, destacou a diretora-geral do equipamento, Silvana Furtado Sátiro.

Para celebrar a data, a unidade de média complexidade realizou, nesta sexta-feira (1º), uma manhã de cuidados com os colaboradores. Os trabalhadores puderam medir a glicemia, obter orientações psicológica, nutricional e avaliação fisioterápica, além de realizar inscrições para cursos on-line. Houve, ainda, aula de ginástica laboral e apresentação da banda formada pelos próprios funcionários do HMJMA.


Amadeu Santos atua no equipamento desde quando a unidade se chamava Hospital Central da Polícia Militar do Ceará

“Eu trabalho aqui desde 1999. Trabalhei quando era HPM e, agora, como HMJMA. Nos últimos anos, pude assistir à melhoria estrutural e humana da unidade, e, mesmo ele [o hospital] já sendo um senhor de idade, um idoso, tem perspectivas de melhorar ainda mais. Dá orgulho quando ouço pacientes elogiando a unidade nos corredores e fico mais feliz por ter sido testemunha do crescimento do HMJMA”, afirmou o servidor Amadeu Sales dos Santos Júnior, secretário da Direção Médica.

Estrutura do HMJMA

O equipamento de saúde atua em Obstetrícia e Neonatologia, Clínicas Médica Cirúrgica. Para isso, conta com nove consultórios médicos, laboratório de análises clínicas, três salas de cirurgia, centro de imagens, clínica de fisioterapia e 72 leitos de internação. Destes, 20 são dedicados exclusivamente para a Maternidade e oito, para a Neonatologia.


Humanização é um dos principais valores do HMJMA e da Rede Sesa

No centro cirúrgico, a unidade realiza procedimentos complexos em dez segmentos distintos. Já no ambulatório de especialidades, as áreas contempladas são: Ginecologia, Dermatologia, Clínica geral, Urologia, Pediatria, Cirurgia geral, Bariátrica, Proctologia, Clínica médica, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Cirurgia buco-maxilo e Neurologia. Há, também, três especialidades para pacientes internados: Psicologia, Fonoaudiologia e Nutrição.

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dedicando-se integralmente ao bem-estar do povo cearense. Além da humanização, a instituição carrega em seus valores excelência, ética, transparência, responsabilidade socioambiental, aprendizado contínuo, credibilidade institucional, sustentabilidade e inovação.

Assista ao vídeo comemorativo dos 83 anos do HMJMA