Espaço “Café com Saúde” no HGWA oferta desjejum a pacientes após exames laboratoriais
31 de março de 2022 - 14:21 #Ceará #Hospital Waldemar Alcântara #saúde
Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e fotos: Bruno Brandão
Além do lanche oferecido, o local conta com suporte a informações técnicas sobre o jejum
Um projeto do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), vem fazendo a diferença na experiência de pacientes que precisam passar por exames laboratoriais. Um novo espaço, nomeado de Café com Saúde, tem deixado a espera pelos resultados mais agradável. Cerca de 30 pacientes passam pela estrutura diariamente.
Com a exigência do jejum na maioria das coletas de exames, os usuários do serviço precisam chegar cedo no hospital. Alguns vêm de cidades do Interior, onde o percurso até a Capital torna-se mais longo. Com o projeto, pacientes têm acesso a lanches com café, chá e biscoitos logo após a coleta.
Francisco Lins, por exemplo, visita a unidade a cada três meses para realização de exames de sangue. Ele sofreu uma trombose e precisa de acompanhamento médico. Para o homem de 47 anos, o Café com Saúde é mais um conforto. “Sempre que venho, faço essa pausa depois do exame. É uma forma de voltar para casa com esse reforço. Sempre tomo meu café aqui”, disse.
Cerca de 30 pacientes passam pela estrutura diariamente
A auxiliar de laboratório do HGWA Daniele Carneiro afirma que tem recebido muitos comentários positivos sobre o serviço. “Alguns pacientes saem ainda na madrugada do Interior para chegar no horário para as análises. Tanto pacientes como acompanhantes têm comentado o quanto gostam de contar com esse momento. Tem sido bastante elogiado”, avaliou.
Marli Oliveira, 75, sofreu um acidente vascular cerebral e, por isso, tem sido assistida na unidade. A aposentada é mais uma paciente que fez questão de registrar a importância do local. “Isso é muito bom. Eu sou idosa, tenho medo de sair em jejum e ter alguma fraqueza. Aqui já tomei chá e fiquei mais satisfeita”.
Para a coordenadora do laboratório do HGWA, Elaine Trombeta, o desjejum foi uma maneira de prestar um melhor cuidado aos pacientes. “Eles têm gostado e agradecido bastante a iniciativa”, pontuou.
Recomendações
Além do lanche oferecido, o espaço conta com suporte a informações técnicas sobre o jejum. O que pode ser ingerido antes do exame, se pode tomar água ou bebidas alcoólicas são algumas das dúvidas tiradas no local.
Grupo de Trabalho de Humanização
O GTH do HGWA trabalha com diversas ações que envolvem o respeito e a valorização da pessoa humana. O grupo, que atua há mais de seis anos na unidade, é pautado pela Política Nacional de Humanização (PNH) e busca acolher usuários, profissionais e gestores no âmbito da assistência em saúde. A formação do GTH é dividida em quatro comissões: Atenção ao Usuário; Saúde do Trabalhador; Experiência do Paciente e Comunicação Social.